O que fazer para diminuir os impactos ambientais causados pelo agronegócio?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Conheça, as seguir, seis técnicas que podem ajudar a tornar o agronegócio mais sustentável:

  1. Recuperação de Pastagens Degradadas. ...
  2. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistemas Agroflorestais. ...
  3. Sistema Plantio Direto. ...
  4. Fixação Biológica do Nitrogênio. ...
  5. Florestas Plantadas. ...
  6. Tratamento de Dejetos Animais.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  1. Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  2. Usar sacolas retornáveis: ...
  3. Reduzir o uso de gasolina: ...
  4. Economizar água: ...
  5. Use menos energia:

A solução para os problemas com infraestrutura e logística é o investimento público na expansão e modernização do sistema hidroviário e rodoviário do país e na conservação e melhoria das estradas.

Descartar embalagens de agrotóxicos e de medicamentos da forma correta. Armazenar combustíveis de forma segura, evitando casos de vazamentos e acidentes. Investir na coleta seletivas de resíduos. Priorizar todas as regras ambientais, além de seguir todas as legislações sanitárias.

As atividades agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao meio ambiente. O uso excessivo de agrotóxicos pode causar a contaminação das águas subterrâneas e dos rios, prejudicar a saúde dos trabalhadores e dos animais e comprometer a qualidade dos alimentos.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

Reduzir, reutilizar e reciclar determinados materiais que causam impactos negativos no meio ambiente; Formar agentes multiplicadores das práticas sustentáveis, podendo assim transformar positivamente outras localidades.

Entre as atitudes que podem salvar o planeta, destacam-se a economia de água e energia, o descarte correto de lixo, a reciclagem e o fim do consumismo.

Aperfeiçoar a gestão do processo produtivo; Utilizar recursos naturais de forma consciente; Adotar sistemas inteligentes de reuso da água; Reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

É possível dizer que o agro sustentável pode ser dividido em três pilares principais: governança, ambiental e social. Esses pilares constituem uma das métricas mais importantes da atualidade, o ESG (Environmental, social, and corporate governance).

Por sua vez, a forma como esse impacto se apresenta também pode variar muito, sobretudo em razão dos fatores que lhe deram causa:

  • desmatamento;
  • perda de biodiversidade;
  • degradação do solo;
  • contaminação do solo;
  • contaminação dos mananciais;
  • esgotamento dos mananciais;
  • geração de resíduos.

Práticas sustentáveis podem ajudar a preservar esses recursos para as gerações futuras. Alguns exemplos são o uso de técnicas de conservação do solo, reduzindo o uso de pesticidas e fertilizantes químicos e implementando sistemas de irrigação mais eficientes.

Para o Agricultural Sustainability Institute (UCDAVIS), atingir a sustentabilidade em atividades agrícolas é fundamental para alcançar três objetivos gerais: o ambiente saudável de produção, a obtenção de lucro econômico e equidade social e econômica.

O agronegócio pode contribuir de forma significativa para a sustentabilidade, começando pelo aumento da produção de alimentos e a segurança alimentar da população. Nesse sentido, com práticas sustentáveis, a agricultura é capaz de suprir das necessidades tanto da nossa geração como das gerações futuras.

Ao tomar medidas como consumir alimentos produzidos de forma sustentável, reduzir o consumo de carne, plantar árvores, comprar produtos reciclados, economizar água, não comprar madeira ilegal, apoiar iniciativas de preservação da floresta, utilizar fontes de energia renovável, reciclar o lixo e participar de campanhas ...

VEJA ABAIXO FORMAS DE COMO EVITAR O DESMATAMENTO:

  1. “Políticas de fiscalização e controle ambiental" ...
  2. “Definir novas medidas de combate ao desmatamento” ...
  3. “Reflorestar” ...
  4. “Conscientizar a população sobre o desmatamento” ...
  5. “Compre produtos com madeira certificada”

O desmatamento causado pelo homem pode ser combatido com o reflorestamento. A plantação de árvores nas áreas desmatadas ajuda a restaurar o habitat de uma biodiversidade única e combate ao aquecimento global.