O que fazer para diminuir o inchaço do anticoncepcional?

Perguntado por: uflores2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como acabar com a retenção de líquido causada pelo anticoncepcional?

  1. Praticar atividade física regularmente.
  2. Tomar 8 copos de água por dia.
  3. Reduzir o consumo de sal.
  4. Optar por alimentos diuréticos.
  5. Manter uma dieta balanceada.

Finalmente, o que muitas mulheres consideram uma das maiores ameaças da pílula: o inchaço. A sensação desagradável de inchaço acontece porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Os anticoncepcionais combinados (que apresentam estrogênio e progesterona) melhoram o aspecto da pele na maioria das mulheres. Isso ocorre porque o anticoncepcional aumenta a produção de SHBG no fígado. Esta é uma proteína que se liga aos hormônios sexuais, diminuindo sua ação no organismo.

Para uma minoria de pessoas, anticoncepcionais hormonais podem causar um aumento de peso. Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Flutuações de peso após parar de tomar anticoncepcionais
Ao suspender o uso da pílula, seu corpo para de reter tanta água, causando alguma perda de peso. Algumas mulheres ganham peso após a suspensão, apesar de ser algo incomum.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
Então a dica é apostar em uma alimentação para diminuir o inchaço. Quando o objetivo é a redução de inchaço você ter uma dieta rica em alimentos diuréticos, aqueles que são capazes de eliminar o excesso de líquido do organismo. Frutas e verduras ricas em água são excelentes.

Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). A especialista ressalta, inclusive, os riscos associados ao método.

Haverá mudanças no seu peso
Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso. Contudo, o aumento do apetite e desejo por doces, além da indisposição para se exercitar são outros fatores que também decorrem da falta do anticoncepcional.

É verdade é o anticoncepcional engorda? Apesar de ser um método muito eficaz, muitas mulheres evitam, ou mesmo abandonam, o uso por acreditar que anticoncepcional engorda. A verdade é que não existem embasamentos científicos que comprovem que a pílula anticoncepcional engorda.

Minipílula (pilula de progesterona), anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

DIU de cobre
Alta eficácia: menos de 1 em cada 100 mulheres engravidam em um ano com o uso perfeito (5). O DIU de cobre não contém hormônios, pode ser usado por até 10 anos e serve também como contracepção de emergência.

Já o implanon é um método contraceptivo regulamentado pela Anvisa. O chamado “chip da beleza” ganhou notoriedade na mídia após ser indicado por diversas influenciadoras digitais.

Nesse sentido, é preciso levar em conta que cada pessoa reage de modo diferente ao uso do anticoncepcional e que a influência dele sobre o treino sofre interferência de quesitos como idade, composição corporal, alimentação, fatores genéticos e nível de estresse.

Segundo Macedo, basta uma simples pressão dos dedos sobre a perna, especialmente na região do tornozelo, para saber se o que a mulher tem é excesso de gordura ou de líquido. Se ficar uma marquinha no local, é retenção de água.

Ganho de peso
Em teoria, os anticoncepcionais orais podem levar ao aumento da retenção de líquidos. Eles também podem levar ao aumento da gordura ou da massa muscular. No entanto, algumas mulheres podem relatar também a perda de peso ao tomar a pílula.

Portanto, Yasmin não engorda. Também não é certo afirmar que o anticoncepcional Yasmin emagrece por reduzir a retenção de líquido. Para quem busca o emagrecimento, aliar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos segue sendo a melhor estratégia.

Sintomas após parar de tomar pílula anticoncepcional
Quando o uso é interrompido, o corpo precisa de um tempo para normalizar suas atividades. Os sinais mais comuns são: Cólicas (em alguns casos, a mulher pode ter dores de cabeça, náuseas ou vômitos).

  1. Você pode engravidar logo depois de parar. Aquela história de que os hormônios permanecem no organismo por meses é mito. ...
  2. Tenha um plano B em mente. A não ser que esteja querendo engravidar, é bom já pensar em outro método. ...
  3. A libido melhora. ...
  4. A pele fica mais oleosa. ...
  5. Há um aumento do fluxo. ...
  6. A TPM pode voltar com tudo.

“A eficácia da pílula pode sofrer interferência de medicamentos, como por exemplo alguns antibióticos. Pode ser comprometida também por problemas intestinais, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. O ideal é procurar orientação médica a qualquer alteração”, explica.

As pílulas com ação diurética são aquelas compostas com gestodeno.