O que fazer para diminuir o inchaço após cirurgia dentária?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Abr, 2023

  1. Seguir a medicação prescrita pelo Médico Dentista;
  2. Aplicação de gelo durante 24 horas após a cirurgia – o gelo é o melhor anti-inflamatório;
  3. Adotar dieta líquida/mole e fria nos primeiros dias;
  4. Não realizar esforços e exercício físico nos primeiros dias, até a área cirúrgica cicatrizar;

Utilize compressas geladas. A melhor maneira de amenizar o inchaço na bochecha é colocando uma compressa gelada na região. Você pode utilizar tanto uma compressa própria, que deve ser congelada, quanto um pacotinho com pedras de gelo. Coloque a compressa sobre a área e deixe por 10 minutos a cada 20 minutos.

Como evitar a retenção de líquidos no pós-cirúrgico

  1. Hidratação. Água é o remédio mais básico de todos, mas o mais certeiro: beba muita água. ...
  2. Evite sal. É uma das feras negras da retenção de líquidos. ...
  3. Evite o açúcar. ...
  4. Comer uma dieta variada e rica em proteínas. ...
  5. Exercício. ...
  6. Use a cinta compressora. ...
  7. Faça drenagem linfática.

De maneira geral recomenda-se repouso no dia do procedimento e no dia seguinte. Porém, se o paciente trabalha fazendo esforço físico, ou no sol, o tempo de recuperação necessária geralmente é maior. Cinco dias é o tempo apropriado para voltar a realizar todas as atividades, inclusive as físicas.

Nas primeiras 48 horas, o paciente deve descansar e relaxar sem praticar nenhuma atividade física. A recomendação é fazer repouso para evitar edemas, sangramentos e infecções. Não se esforce em tarefas simples e sempre evite abaixar a cabeça. Após 48 horas, você pode retomar a atividade física conforme tolerado.

Você também pode amenizar o inchaço com algumas dicas simples como colocar gelo na região por 20 minutos. O gelo, além de diminuir a dor, também reduz o avanço do processo inflamatório. Lembre-se de não colocá-lo em contato direto com a pele, pois pode queimar.

Compressas frias
O frio ajuda a amortecer a área, o que pode aliviar a dor de dente. Ele também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, segundo explicação (em inglês) da Johns Hopkins Medicine .

Tome água e chás diuréticos
Portanto, embora pareça contraditório, quanto mais hidratado você estiver, menos inchado ficará. Além disso, alguns chás têm efeito diurético. Entre os exemplos estão os de salsinha, cavalinha, hibisco, cabelo de milho e gengibre.

Geralmente, essa sensação desaparece depois de algumas horas. No entanto, quando isso não acontece, pode causar muito desconforto e ser um sinal de preocupação. As causas do inchaço vão desde a alimentação até infecções e desequilíbrios hormonais.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas, alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno.

16. Durma em uma posição confortável. Depois de extrair o siso, o local ficará bastante sensível, então é importante evitar a pressão sobre ele também na hora de dormir. Sendo assim, prefira deitar-se com o abdômen para cima ou do lado que não foi operado.

O inchaço na região é uma reação esperada. O paciente deve utilizar compressa com gelo para diminuir o inchaço nas primeiras 24 horas. Após o primeiro dia pode-se utilizar compressa quente após a extração de dente para minimizar de forma considerável o edema da região.

O que comer

  • Coma: Sorvete.
  • Coma: Sopa fria.
  • Coma: Smoothies.
  • Coma: Ovos mexidos.
  • Evite: Alimentos condimentados e ácidos.
  • Evite: Aperitivos crocantes.
  • Canudos e outras preocupações.

Pelo fato de não poder higienizar diretamente o local da cirurgia, deve-se fazer o uso de bochecho antisséptico específico (prescrito pelo dentista), após 24 a 48 horas da cirurgia. Nos primeiros dias pós-cirúrgicos, o bochecho não deve ser vigoroso para evitar remoção do coágulo ou deslocamento de enxertos.