O que fazer para diminuir a queimação no estômago?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Chá de boldo
Além disso, o boldo também possui propriedades antiespasmódicas e digestivas que ajudam nas dores de estômago. Basta colocar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe descansar por volta de 5 a 10 minutos.

Afinal, leite é bom para azia? O médico explica que, na verdade, o leite pode ter o efeito contrário do desejado e piorar a situação. “No início, a queimação pode até melhorar. Isso porque o líquido é básico e equilibra esse refluxo.

Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais. Muitas pessoas sofrem noites inteiras sem dormir, porque estar deitado é uma posição que aumenta a dor de estômago ou o ardor provocado pela azia. A azia é um dos sintomas mais comuns da Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE.

O que é azia? Azia, chamada também de queimação, é uma sensação de ardência no começo do aparelho digestivo. Essa queimação costuma ser sentida na região do esôfago, no peito, e se espalhar pela garganta. Para algumas pessoas, azia e queimação são acontecimentos pontuais.

Sintomas de alerta
Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Essa dor pode ser como uma pontada, ou também, pode ser uma azia, queimação — sensação que ocorre quando o estômago produz uma quantidade excessiva de ácido.” Além da própria queimação, outros sintomas podem estar relacionados, como náuseas, vômito, dor abdominal difusa, distensão abdominal, diarreia e outros.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Se você precisa tomar estes medicamentos para alívio da dor, tome-os com alimentos, pode ajudar. Analgésico simples como paracetamol e a dipirona não prejudicam o estômago.

O omeprazol funciona se os sintomas de queimação ou azia forem persistentes ou muito frequentes, como, por exemplo, 3 ou mais episódios por semana. Nestes casos, o uso do omeprazol por vários dias está indicado.

Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten. Isso porque, muitas vezes, o glúten não consegue ser bem digerido pelo organismo, o que acarreta em gases, inchaço abdominal e desconforto.

Muitas frutas auxiliam a aliviar a acidez no estômago, a principal delas é a maçã. Por ser rica em fibras, a maçã é um alimento que alivia a azia pois ajuda a regularizar o intestino. Outro benefício do seu consumo deve-se ao fato dela ser rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino.

A queimação acontece devido a um aumento da produção do ácido gástrico e pelo retorno dele no tubo esofágico. Nesse quadro, podem ser distinguidos quatro grupos de pacientes: aqueles com dispepsia (dificuldade para digerir alimentos), com gastrite aguda ou crônica e pacientes com doença do refluxo gastroesofágico.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Confusão entre azia e infarto
Na verdade, a dor no estômago também pode ser um sinal de infarto. No entanto, especialistas apontam que esse é um sintoma atípico e acontece principalmente em mulheres e pacientes diabéticos.