O que fazer para diminuir a queda de tensão?

Perguntado por: aassuncao3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.

A queda de tensão geralmente está associada ao mau dimensionamento dos condutores elétricos. Mesmo com as excelentes características de condução de eletricidade do cobre, deve-se considerar que os cabos possuem resistência elétrica, isto é, ocorrerão pequenas perdas de tensão no condutor.

Investir em aparelhos, como estabilizadores, filtros de linha e nobreaks, é fundamental para proteger seus eletrônicos de quedas e oscilações de energia; entenda. Para proteção de sobrecargas e falta de energia, devemos usar aparelhos para não queimar eletrônicos, PCs e notebooks.

O nobreak pode te ajudar nessa situação. Problemas como flutuações de tensão, quedas de energia e picos de energia podem causar danos permanentes aos dispositivos eletrônicos. Felizmente, existem maneiras de estabilizar a rede elétrica em sua residência, e uma das opções mais eficazes é utilizar um nobreak da TS Shara.

1 – Limites de queda de tensão fixados pela NBR 5410: 4% para as instalações alimentadas diretamente pela rede de distribuição pública de baixa tensão; e 7% para as insta- lações que contam com subestação própria ou com geração própria. Além disso, a queda de tensão máxima admissível nos circuitos terminais é de 4%.

O que fazer quando a energia oscila? Obviamente, o primeiro passo é desligar o dispositivo. Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar sem computadores, geladeiras, etc. Mas conectar o dispositivo a um Nobreak também é uma boa solução, se você precisar manter seus eletrônicos conectados.

as conexões pode estar acontecendo algum problema tanto na alimentação do disjuntor conta que também na saída para os pontos elétricos para o posso tomar tá acontecendo o mal contato com um ponto. quente tanto na entrada ou na saída e isso faz o disjuntor desarmar ao ligar o equipamento durante.

1. Oscilação de energia. O que é: baixa tensão a curto prazo. Causa: existem várias razões para a ocorrência deste erro, dentre alguns podemos destacar: partida de grandes cargas, mudança de rede, problemas na concessionária, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

A parcela dos volts que ficam nos cabos é chamada de queda de tensão. Na maioria dos casos, o valor máximo admitido de queda de tensão entre o quadro e a carga é 4%. Adotando esse valor, e supondo que a tensão nominal seja 220V, nosso valor máximo de queda de tensão é 8,8V (220 × 4 ÷ 100).

Os desequilíbrios de tensão afetam fortemente o nível de distribuição de energia elétrica se comparado com os demais níveis. Por este motivo, as fontes destes estão diretamente associadas com as cargas elétricas e com os arranjos utilizados para sua alimentação neste nível de tensão.

Os sinais com "formas repetidas", caracterizando uma propriedade da tensão, são chamados "formas de onda". São exemplos, as ondas em forma de seno (ou cosseno) ou ondas senoidais, as ondas quadradas, as ondas triangulares e as ondas dente de serra.

Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível.

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

O estabilizador de energia pode já não ser mais tão útil como antigamente, mas não quer dizer que não pode usá-lo em hipótese alguma. Ele é menos recomendado hoje em dia porque equipamentos mais novos já possuem um sistema interno similar.