O que fazer para diminuir a gordura visceral?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A gordura visceral pode ser eliminada com a prática regular de exercícios físicos, principalmente combinando os aeróbicos, como caminhada ou pedalada, com exercícios de força, como a musculação.

“Alimentação inadequada, com uma quantidade exagerada de gorduras e carboidratos, falta de atividade física regular, elevados níveis de estresse, sono desregulado e consumo excessivo de bebidas alcóolicas são alguns dos itens que, somados, podem causar a gordura visceral”, conta o nutricionista.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Ela se localiza entre os órgãos e vísceras, na parte abdominal e tem como característica deixar a barriga bastante rígida. Não existe uma forma de perder apenas essa gordura, mas sim a gordura corporal, com atividades aeróbicas principalmente.

Revela ainda quais são os sintomas que podem indicar que já está com elevada gordura visceral.

  • Grande circunferência na cintura.
  • Elevado Índice de Massa Corporal (IMC)
  • Níveis de açúcar no sangue elevados.

Também em entrevista ao periódico, um especialista na área, Toby Amidor, ressaltou que “os ovos são uma grande fonte de proteína, que funciona para manter a fome sob controle e conter a alimentação excessiva”.

A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12. Prejudicial: 13 a 59.

Algumas receitas saudáveis para o café da manhã são panqueca de aveia, iogurte com frutas e crepioca.

  1. Crepioca com queijo e tomate. Ingredientes: ...
  2. Overnight oat de cacau e banana. ...
  3. Mingau de aveia. ...
  4. Panqueca de banana com aveia. ...
  5. Iogurte com frutas. ...
  6. Biscoito caseiro integral. ...
  7. Vitamina de iogurte e frutas. ...
  8. Pão low carb.

Pão branco, macarrão e arroz são exemplos de carboidratos refinados que contribuem para o ganho de gordura visceral. O consumo excessivo desses alimentos pode levar à lipogênese, que corresponde ao armazenamento de gordura no corpo. Talyta aconselha reduzir a ingestão de pães, bolos e, principalmente, biscoitos.

A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12; Prejudicial: 13 a 59.

Quanto aos exercícios, podemos dizer que os treinos de alta intensidade e de força são os mais indicados. Assim, é possível ganhar massa muscular enquanto reduz gordura. Lembrando que uma boa quantidade de massa muscular mantém o metabolismo acelerado, ajudando na queima de gordura visceral e subcutânea.

Transformar gordura em massa magra é possível? A resposta direta é uma só: não, isso não é possível! Quando falamos de gordura, nos referimos a camada de lipídios que se acumula por baixo da pele, ao redor dos músculos.

O motivo para a maior dificuldade em queimá-las é bem simples, como explica a médica: “A gordura subcutânea (localizada) está associada a uma taxa metabólica mais lenta, o que faz com que seja mais resistente, demorando mais para responder às nossas tentativas de eliminá-la”.

Como saber se eu tenho gordura visceral? Existem diversos exames que podem mostrar a presença de gordura no abdômen. Alguns deles são ecografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Porém, mesmo antes desses exames e da consulta ao médico, você pode ter uma ideia a partir da sua circunferência abdominal.

Os principais suplementos que ajudam a queimar gordura abdominal são:

  1. Whey protein. ...
  2. Chá verde. ...
  3. Café verde. ...
  4. Laranja amarga. ...
  5. Ácido linoleico conjugado. ...
  6. Cafeína. ...
  7. Óleo de coco. ...
  8. Creatina.

A gordura visceral pode ser avaliada pela medida da circunferência da cintura(5) ou por meio de exames de imagem como a tomografia computadorizada (TC), a ressonância magnética (RM) e a ultrassonografia (US)(6). A TC é o método mais utilizado, mas há exposição à radiação ionizante e tem alto custo.

É na zona abdominal que se acumula a gordura visceral. Pode não ser visível, mas a verdade é que está lá e pode acabar por ser prejudicial. Estômago, fígado e pâncreas acabam por ser alguns dos órgãos mais afetados. Existem alguns sintomas que deve começar a estar atento.