O que fazer para diminuir a gordura do coração?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Unir uma alimentação saudável com exercícios físicos ajuda mais ainda no controle do colesterol e a manter a saúde do coração. Os exercícios aeróbicos, como pedalar e correr, fazem com que o organismo queime as calorias acumuladas, além de regular melhor a quantidade de colesterol no sangue.

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.

O suco de laranja com salsinha é rico em potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, além de possuir propriedades diuréticas, ajudando a baixar a pressão alta e combater a retenção de líquidos, ajudando a melhorar a circulação sanguínea.

Café com pão integral, frutas e cereais
Ricas em vitamina C, elas possuem ação antioxidante. Isso diminui o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, o que é bastante eficaz na prevenção da aterosclerose. Outra fruta benéfica ao coração é o abacate.

As estatinas não apenas reduzem o conteúdo de gordura no sangue (através do fígado), mas também reduzem os processos inflamatórios e estabilizam as placas de gordura já presentes nos vasos sanguíneos.

Chá verde
Esse chá pode ser usado para auxiliar no tratamento da má circulação, além de ajudar a controlar a pressão arterial, e a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol ruim (LDL), que pode se depositar nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.

O peixe gorduroso é uma fonte rica de ácidos graxos ômega 3, que são as “gorduras boas” das quais o nosso organismo precisa para funcionar em boas condições e para desentupir as artérias. Entre os diferentes peixes, os mais recomendados são o salmão, a cavalinha, o atum, a truta, o harenque e as sardinhas.

Pode surgir como um entumescimento, uma tensão, uma sensação de peso ou ardor. Fadiga e fraqueza extrema: A sensação permanente de cansaço pode indicar insuficiência cardíaca ou hipotensão.

Hidratação; Parar de fumar e de ingerir álcool; Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Chá de cúrcuma
1 xícara de água. Coloque a água para ferver e, depois, acrescente a cúrcuma. Tampe e deixe em repouso durante um tempo de cinco a dez minutos. Coe e beba duas a quatro xícaras do chá por dia.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

- Tome um copo por dia sempre em jejum – antes do café da manhã. - Faça o tratamento durante três semanas seguidas. - Após esse período, deixe seu corpo descansar por sete dias e recomece o tratamento. Dica: caso queira, adoce com uma colher de mel, pois o sabor não é dos melhores, porém o remédio é muito eficiente.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O abacaxi e o limão são frutas cítricas ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como câncer e problemas no coração.

Entre os piores alimentos para o coração, estão aqueles ricos em gorduras trans, as frituras e os produtos industrializados, que favorecem a obstrução dos vasos, aumentando o risco de infartos, AVC e outras disfunções cardíacas.

A aterosclerose é uma doença perigosa, pois muitas vezes a evolução é silenciosa. Algumas pessoas só descobrem a formação de placas de gordura quando uma artéria é obstruída completamente e o paciente precisa ser atendido imediatamente. São as situações de infartos, derrames e até morte súbita.

É importante destacar que o excesso de gordura no corpo é um fator de risco para diversas doenças, incluindo as cardiovasculares, como infarto, pressão alta, entre outros. Além disso, o acúmulo de gordura no coração pode significar que a pessoa está com obesidade.

Frituras, fast-food, margarina, pipoca de micro-ondas, macarrão instantâneo, massa folhada e salgadinhos. Pode levar à obesidade, diabetes e colesterol alto, além de obstruir as artérias, podendo desencadear diversas doenças cardiovasculares.

Uma dessas possíveis soluções é a cirurgia de revascularização miocárdica: ela é feita usando a artéria mamária (que fica próxima ao coração), parte da veia safena (que fica na perna) e outros enxertos arteriais para desviar o fluxo saguíneo, normalizando a circulação de sangue no local onde existam obstruções.

Ele explica que a obstrução das artérias pode levar a sintomas agudos, como dor intensa, palidez, parestesia, ausência de pulso, diminuição da temperatura e paralisia.

Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve. O exame de angiotomografia de artéria coronária é um grande avanço da medicina.