O que fazer para diminuir a Espremedeira no bebê?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Mas, o bebê com disquesia, não consegue ainda relaxar a musculatura para que a evacuação aconteça. Porém, o alivio acontece assim que ele evacua diferentemente da cólica que traz um incomodo mais longo”, afirma Dra. Patrícia Terrivel, pediatra neonatologista.

Algumas dicas incluem, tentar consolá-lo com carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga), fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras, são posições e manobras que podem facilitar a evacuação.

Não há necessidade de nenhuma intervenção dos adultos se o bebê estiver confortável, pois, além de despertá-lo completamente sem necessidade, podemos alterar o seu ritmo normal de sono atrapalhando o seu desenvolvimento normal. PORTANTO, RELAXE! Esses gemidinhos e sons são característicos dos bebês! Está tudo bem!

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  1. Barriga mais durinha e globosa;
  2. Mãozinhas fechadas;
  3. Rosto avermelhado;
  4. Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  5. O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Se vc conhece algum bebê que faz bastante força e parece que não consegue fazer cocô, mas ao mesmo tempo faz cocô mole várias vezes ao dia estamos falando da disquesia do Lactente ou popularmente conhecido como espremedeira.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece.

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade.