O que fazer para diminuir a dor do cisto de Baker?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Para aliviar as dores, compressas geladas na região ajudam a desinflamar e reduzir o inchaço, caso esteja presente. A aspiração do líquido sinovial, no interior do cisto de Baker, leva ao alívio dos sintomas, mas não elimina o cisto.

Os cistos na maioria dos casos evoluem de forma benigna, mas em alguns casos os cistos também podem se abrir e romper. Isso causa dor, inchaço e hematomas na parte de trás do joelho e da panturrilha. A dor pode piorar quando o joelho está totalmente estendido ou quando ativo.

Primeiramente, a colocação de compressas de gelo no local pode melhorar, no caso de tendinites. A dor pode diminuir ou ser necessários medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. A Fisioterapia também é um forte aliado no tratamento das dores atrás do joelho.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são o tratamento primário para cistos sintomáticos de Baker. Pode-se realizar aspiração articular para remover líquidos e aliviar a dor e o edema. Artrocentese e injeção de corticoide são às vezes usadas para tratar inflamação.

Tratamento do cisto de Baker

  1. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  2. Aspiração articular ou do cisto e injeção de corticosteroide.
  3. Às vezes, remoção cirúrgica do cisto.

Se o cisto for maior e lhe incomodar, os médicos podem: Drenar o líquido do cisto usando uma agulha. Injetar um medicamento (corticosteroide) no joelho para reduzir a inflamação. Administrar analgésicos para a dor.

Cistos com grande volume podem limitar o movimento de hiperflexão do joelho (agachamentos). Em alguns casos, o cisto pode se romper e levar ao extravasamento do líquido para a perna, que pode ficar inchada, endurecida e dolorosa.

Quando ocorre rotura do cisto de Baker, o quadro clínico consiste em dor abrupta e intensa na região posterior do joelho e da panturrilha. Esse quadro muitas vezes se confunde com o diagnóstico de trombose venosa profunda. Em ambas as situações clínicas pode ocorrer aumento de volume e empastamento da panturrilha(7).

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

O Cisto de Baker é perigoso se não for tratado, uma vez que pode levar à outras complicações, como bursite ou tendinite da articulação do joelho, o que pode restringir ainda mais os movimentos e causar maior dor.

O diagnóstico pode ser realizado com uso de ressonância do joelho com contraste(20,21). O cisto de Baker consiste em um achado frequente, sendo muito prevalente em pacientes adultos com lesões meniscais ou artrose do joelho. O tratamento geralmente deve ser direcionado à patologia intra-articular.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

Tratamento do quisto de Baker
O tratamento médico conservador (não cirúrgico) com repouso, a aplicação de gelo (frio) e a toma de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios podem ser suficientes para aliviar a dor.

Muitas vezes é um cisto que dificulta mesmo dobrar e movimentar o joelho, como o cisto de Baker. Veja aqui como proceder. A maioria das lesões na corrida pode ser evitada com treinamento, fortalecimento e exercícios regulares, mas algumas se enquadram na categoria de "lesões que você não sabe que tem até aparecerem”.

Há formas naturais de combater a dor articular e evitar o uso prolongado de medicamentos

  1. Método Rice. O Método Rice é um acrônimo para uma série de ações que podem ajudar a controlar a dor e reduzir a inflamação. ...
  2. Exercícios. ...
  3. Pomada herbal. ...
  4. Casca de salgueiro. ...
  5. Extrato de gengibre. ...
  6. Termoterapia.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Alguns medicamentos, como corticóides e anti-inflamatórios são indicados para tratar os sintomas dos cistos sebáceos caso estes inflamem. Porém, eles não farão com que esse cisto desapareça, para isso, a solução é a remoção com cirurgia. Entre os medicamentos mais comuns para tratar dessas inflamações estão: Prednisona.

Embora o cisto sebáceo raramente precisa ser removido, o tratamento mais indicado é por remoção a laser ou cirurgicamente. Fazer somente a drenagem do sebo é ineficaz, sendo preciso remover a cápsula.