O que fazer para diminuir a apneia do sono?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

O tratamento adequado para apneia do sono pode reduzir drasticamente o risco de complicações à saúde. Você pode precisar de um aparelho CPAP à noite, um dispositivo oral ou até mesmo uma terapia posicional que força você a dormir de lado, em vez de barriga para cima.

Tente dormir de lado para ajudar as vias aéreas a permanecerem abertas, reduzir o ronco e aliviar a apneia leve, de acordo com os especialistas da John Hopkins Medicine.

A pesquisa descobriu que a combinação de duas classes de medicamentos disponíveis – reboxetina e butilbrometo – manteve os músculos ativos durante o sono, facilitando a respiração regular e estável.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca ...

Tratamento do Ronco e Apneia do Sono
Em geral, o tratamento da SAOS envolve a adoção de medidas clínicas simples aliadas ao uso de dispositivos ou aparelhos que visam facilitar o fluxo do ar pela via aérea como os aparelhos intra-orais e os aparelhos de pressão positiva para via aérea superior (CPAP e BIPAP).

Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por esse motivo, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono.

Trata-se de doença crônica e que, em longo prazo, devido à ausência de descanso e má qualidade do sono, pode levar a problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração.

Entre elas, estão fonoterapia, aparelho intraoral, estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico. Estas alternativas foram apresentadas e discutidas em 12 de outubro, em uma sessão durante o 38° Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, no Rio de Janeiro.

O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal.

Portanto, as pessoas que sofrem de apneia do sono costumam sentir cansaço excessivo durante todo o dia; Dor de cabeça: como as pausas respiratórias também provocam a falta de oxigenação no cérebro, é comum os pacientes acordarem queixando-se de dores de cabeça.

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

Casos mais leves podem ser resolvidos com algumas dicas:

  1. Cuide do corpo. O excesso de peso pode ser uma das causas do ronco. ...
  2. Durma de lado. ...
  3. Levante a cabeceira da cama. ...
  4. Limite ou evite o álcool antes de dormir. ...
  5. Evite tomar sedativos antes de dormir. ...
  6. Pare de fumar. ...
  7. Durma o suficiente. ...
  8. Use óleos essenciais.

Procure dormir de lado, evitando a posição que é conhecida por causar o ronco; Levante a cabeceira da sua cama alguns centímetros; Utilize tiras elásticas, que grudam na ponte do nariz, com o objetivo de ampliar as narinas; Você pode utilizar descongestionantes para abrir as vias aéreas.