O que fazer para desinflamar cisto sebáceo?

Perguntado por: eaparicio5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema. Para remover os cistos com mais de um centímetro ou que estejam infectados, o ideal é a cirurgia. O procedimento é realizado em consultório médico sob anestesia local.

O entupimento ocorre quando há acúmulo de sebo ou gorduras na região, que podem crescer conforme mais secreções são acumuladas. O cisto sebáceo só costuma apresentar sintomas como dor, sensibilidade ou vermelhidão quando inflamado, se não houver inflamação é uma condição completamente indolor.

Embora o cisto sebáceo raramente precisa ser removido, o tratamento mais indicado é por remoção a laser ou cirurgicamente. Fazer somente a drenagem do sebo é ineficaz, sendo preciso remover a cápsula.

Paclitaxel Blau 6mg/mL, caixa com 10 frascos-ampola com 50mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Nos casos em que o cisto causa dor ou diminuição da força, normalmente são recomendados anti-inflamatórios, como ibuprofeno e diclofenaco.

Embora sejam popularmente chamados de cistos sebáceos, o termo mais adequado é cisto epidermoide, pois sua origem não está na glândula sebácea, mas sim na obstrução do orifício folicular, sendo predominantemente constituídos por queratina.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Cirurgia é a única opção
A única opção de tratamento do cisto pilonidal é a cirurgia. Há dois tipos de procedimento. O primeiro é a retirada do cisto, deixando aberto o local onde ele foi retirado, podendo levar, em média, seis meses até a completa cicatrização.

O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico, é similar a um caroço e pode ter o aspecto da mesma cor da pele, esbranquiçado, amarelado ou avermelhado. O tamanho do cisto sebáceo varia, pode ser único ou múltiplos, pode ter uma textura dura, elástica ou com pus (neste caso há inflamação).

Apenas estourar o cisto não é recomendado pois, tanto aumenta o risco de infecção como ele irá se formar novamente. O diagnóstico do cisto sebáceo é feito com o exame físico e em geral dispensa outros exames.

Dentre eles, podemos citar:

  1. Não permanecer longos períodos sentado;
  2. Tratar a obesidade e excesso de peso se for o caso;
  3. Manter a região sacrococcígea (cóccix) limpa e seca;
  4. Remover os pelos da região.

A recuperação de cirurgia de cisto sebáceo leva em média de 7 a 10 dias, seguindo todas as recomendações do médico.

Se você é do tipo que não pode ver uma bolinha na pele e já quer espremer: PARE JÁ! Além de deixar marcas de lesão na pele, existe o risco de piorar problemas simples, como é o caso dos cistos sebáceos.

O rompimento de cisto de ovário pode ocorrer em casos de esforço muito grande, mas não necessariamente está relacionado a esse fator. Por isso é fundamental manter a atenção! Leia também: Envelhecimento ovariano: Por que a fertilidade feminina diminui com o passar do tempo?

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica.