O que fazer para desinchar um abcesso?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

Sais de Epsom
Alguns afirmam que os sais de Epsom podem promover relaxamento, afrouxar articulações rígidas e até mesmo ajudar a drenar o pus de um furúnculo. Para utilizar, mergulhe uma toalha morna em sais de Epsom e aplique na área por cerca de meia hora. Faça isso três vezes ao dia até que o furúnculo desapareça.

Alguns pequenos abscessos regridem sem tratamento, amadurecendo e drenando espontaneamente. Compressas quentes ajudam a acelerar esse processo. Incisão e drenagem são indicadas quando há muita dor, sensibilidade e edema; não é necessário aguardar a flutuação.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

É contra-indicado realizar a drenagem em casa, pois há mais chances de exposição a microrganismos, podendo infeccionar outras áreas da pele e piorar o quadro. Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

Quando há a inflamação em torno de um folículo com formação de abscesso, temos o furúnculo. Os abscessos internos, quando não tratados podem dar origem a um quadro de septicemia que pode levar à morte.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

Se você está com uma bartholinite e um abscesso na glândula de Bartholin, o abscesso tem ser drenado. A punção com agulha alivia momentaneamente o problema. O orificio da punção com a agulha irá fechar, a secreção purulenta voltará a se acumular e o inchaço irá retornar.

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

Os abscessos, quando mal delimitados e sem flutuação, podem ser tratadas com calor úmido que irá acelerar o processo de drenagem.

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

As principais pomadas furúnculo são:

  1. Nitrofural. O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, como furúnculos, impetigo ou piodermite, ou para o tratamento complementar de queimaduras de segundo ou terceiro graus. ...
  2. Bacitracina e neomicina. ...
  3. Mupirocina. ...
  4. Gentamicina.