O que fazer para desinchar o rosto por causa de corticoide?

Perguntado por: agarcia5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.

Alguns hábitos ajudam a desinchar o rosto como: lavar o rosto com água gelada toda manhã, praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água, não consumir exageradamente alimentos enriquecidos com sódio, evitar bebidas com alto teor alcoólico e manter uma alimentação saudável.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre.

Possíveis efeitos colaterais de tomar estes medicamentos esteróides são: Mudanças na aparência Acne. Desenvolvimento de rosto redondo / em forma de lua (às vezes chamado de "síndrome de Cushing")

“Seu uso indevido pode causar: surgimento de espinhas, afinamento da pele, aparecimento de pelos grossos e pigmentados no rosto, surgimento de estrias grossas e vermelhas de difícil tratamento e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos, chamados de teleangiectasias”.

O paciente poderá amenizar os efeitos fazendo uso de dieta hipossódica (redução do sal) e hipocalórica (baixas calorias), além de realizar atividade física regular”.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior.

Regime de dias alternados
No entanto, é realizado da seguinte forma: dose inteira administrada em dias alternados. Após atingir dose diária de 20-30 mg, a dose pode ser reduzida 5 mg/dia a cada uma-duas semanas até atingir 10 mg/dia. Quando se atinge essa dose, a mesma é reduzida 2,5 mg/dia a cada uma-duas semanas.

Retenção de líquido: 7 dicas para reduzir o inchaço

  1. 1 - Pernas para o alto.
  2. 2 - Faça exercícios.
  3. 3 - Alimentação equilibrada.
  4. 4 - Reduza o sal.
  5. 5 - Beba cerca de 2 litros de água por dia.
  6. 6 - Cuidado com os chás.
  7. 7 - E o álcool: ajuda ou atrapalha?
  8. Quando procurar um médico?

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Lavar o rosto com água gelada e massageá-lo suavemente faz com que o inchaço se desfaça mais rápido. Da mesma forma, compressas com gelo ou chá de camomila podem ajudar diminuir o incômodo. Porém, se você quer desinchar o rosto de vez, o melhor que você pode fazer é uma drenagem linfática facial!

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Uso prolongado ou por toda a vida de Hidroxicloroquina, medicação capaz de reduzir a necessidade de corticóide e prevenir surtos de agudização da doença.

A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.

Em geral, não existe forma de corticoide isenta de efeitos colaterais. Não importa a via, quanto maior for o tempo de tratamento e a dose utilizada, maiores são os riscos de efeitos adversos.

Quando o corticoide é ingerido, o corpo interpreta que há níveis altos de cortisol no sangue e então diminui a produção do hormônio, prejudicando o equilíbrio do organismo.