O que fazer para desinchar barriga após cesárea?

Perguntado por: hmuniz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar. É normal ficar com o intestino preso depois da cesárea?

Não se esforce. Seja paciente, permitindo que os músculos, órgãos e células voltem ao seu estado normal. Uma alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a acelerar a perda desses quilos a mais. Algumas mulheres demoram até 12 meses para recuperar sua forma, outras o fazem antes e outras nunca a recuperam.

Uma das dicas de como eliminar a flacidez depois da gravidez é usar uma cinta modeladora. Ela ajuda os músculos do abdome a voltar à sua posição normal e os órgãos internos ficam melhores posicionados. Prefira os modelos fabricados com tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante cinco meses.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea
São eles: Feijão. Outras sementes oleaginosas. Cebola.

O acessório não é contraindicado e as mulheres podem usar normalmente logo após o parto.

Cuidados nesse momento são essenciais para manter o bem-estar, visto que existem vários sintomas que aparecem nessa fase. Um dos sintomas mais recorrentes são pés inchados depois do parto que pode ser causado por excesso de peso, alterações hormonais e até alterações no fluxo sanguíneo.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo. Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente, uma vez que ocorre a saída do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Tudo é rapidamente ocupado por alças intestinais.

Após o parto, pode demorar um tempo para que a barriga volte ao normal, como era antes da gravidez. Mas também pode acontecer o que os médicos chamam de diástase abdominal - quando a barriga fica estirada devido ao afastamento da musculatura abdominal.

Ela ajuda a colocar os órgãos em seus devidos lugares, além de auxiliar no inchaço e melhorar a silhueta. A cinta pós-parto também ajuda a mulher a realizar os movimentos do dia a dia, como dirigir, se abaixar ou tossir, com uma maior segurança.

Um dos principais benefícios da cinta pós-parto relatado pelas mulheres é o de sentir "tudo no lugar". Há mães que relatam uma maior comodidade com o uso da peça para se mexer e se locomover após a cesárea, com o alívio para as dores nas costas.

A única forma de diminuir a gordura pubiana definitivamente é através da cirurgia de redução de monte de vênus.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo. Outra propriedade incrível da banana para mulheres no pós parto é o triptofano, um aminoácido que contribui para a sensação de bem-estar e ajuda a controlar a ansiedade.

Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar. Pode pegar peso depois da cesárea? Nem pense em fazer movimentos bruscos ou carregar peso nos primeiros quinze dias de recuperação.