O que fazer para desinchar as pernas após o parto?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Até lá, para minimizar o desconforto, você precisa evitar o sal; ingerir muita água, para que o líquido acumulado circule mais rapidamente; caminhar de acordo com as recomendações para o seu puerpério; e usar cinta elástica ou meia-calça de média compressão.

Beber bastante líquido, como chás diuréticos, água e a água de coco, que ajudam a estimular as trocas de líquidos no corpo e também a desentoxicar e eliminar as toxinas, diminuindo o edema; uma boa dica para hidratação é a ingestão de sucos naturais.

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

As cintas podem fazer a diferença na sensação de normalidade pós-parto e na autoconfiança. O acessório não é contraindicado e as mulheres podem usar normalmente logo após o parto.

Os chás para 'limpar' o útero que ajudam no período pós-parto

  • Chá de gengibre. Conhecido pela sua ação detox e termogênica, o chá de gengibre costuma ser usado por quem busca emagrecer de forma saudável. ...
  • Chá de framboesa. ...
  • Chá de damiana. ...
  • Bônus: Chá de barbatimão.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

O inchaço no pós parto
Após o nascimento do bebê, não precisamos deste excesso, então o líquido que “está sobrando” extravasa para a camada subcutânea, gerando os edemas. Em linhas gerais, o inchaço “normal” permanecerá por cerca de uma semana a dez dias, deve ser semelhante entre os membros e depois costuma melhorar.

Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja. Essas ervas têm poder diurético, que nos levam a urinar mais vezes e ajudam a desinchar.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Período de uso
No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Dormir com a cinta modela a cintura mais rápido? MITO - Além de não trazer benefícios, não é recomendado utilizar a cinta enquanto dorme. Evite ao máximo, já que ela pode atrapalhar a movimentação do diafragma, além de causar prisão de ventre e má digestão.

qual absorvente usar no pós-parto? O ideal é que sejam absorventes com alto poder de absorção (as calcinhas absorventes, por exemplo), já que a menstruação pós-parto pode mais ser intensa, principalmente nos primeiros três dias.

ABSORVENTE COM BARBATIMÃO, CALÊNDULA E CAMOMILA
É super indicado para aliviar a dor, o inchaço e a ardência na região íntima após o parto. A dica é preparar um chá de uma ou mais dessas ervas e embeber um absorvente na preparação.

O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.