O que fazer para desinchar a úvula?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O que é bom para úvula inflamada

  1. Aumente a ingestão de líquidos;
  2. Faça gargarejos com água morna e sal;
  3. Use um spray para a garganta;
  4. Não fume e limite sua exposição à fumaça de cigarro;
  5. Não consuma bebidas quentes;
  6. Não utilize enxaguantes buscais, pois eles não são anti-inflamatórios;
  7. Não force a voz, evite gritar.

Várias causas de edema de úvula têm sido relatadas: alergia, infecçao, trauma, mecânica/traumática, angioedema hereditário e reaçao a fármacos, incluindo inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA)1-4.

Edema agudo da úvula é uma condição clínica rara e frequentemente idiopática. É um evento potencial- mente fatal, pela possibilidade de causar obstrução das vias aéreas superiores.

Os sintomas incluem vermelhidão e inchaço, dor de garganta, dificuldade para engolir ou sensação de que algo está preso na parte de trás da garganta. Embora você possa precisar consultar o médico em caso de uvulite, há alguns remédios caseiros que você pode experimentar: Beba bastante líquido.

A úvula pode ser removida parcial ou totalmente. Dependendo do caso, ainda é possível retirar apenas as amígdalas. Essa opção pode ser viável quando elas sofrem hipertrofia (aumento).

“A úvula participa da deglutição direcionando os alimentos para a faringe e impede que os alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal vedando esta passagem, ou seja, é imprescindível para evitar o engasgamento”, revela. Além disso, a estrutura também contribui para a produção e emissão de sons na fala.

Flogoral é um spray indicado para o tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta.

A garganta inflamada é um problema bastante comum e que pode acometer pessoas de todas as idades. Esse processo inflamatório é causado por diferentes fatores, desde o uso excessivo da voz ou a desidratação da garganta até infecções por vírus e bactérias.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

A faringite viral é uma inflamação da faringe provocada por um vírus, que pode ocorrer isoladamente ou como uma infecção secundária do sistema respiratório, depois de uma gripe ou resfriado, por exemplo. Esse tipo de inflamação também pode ser provocada por bactérias, mas na maioria dos casos tem origem viral.

O nome científico do sininho da garganta é úvula, aquele apêndice cônico que fica no fundo da garganta e está presente apenas nos humanos e em algumas espécies de babuínos.

Essa cirurgia é indicada quando ocorre uma obstrução das vias aéreas, dificultando a respiração durante a noite. Essa condição pode desencadear outras complicações e até mesmo colocar em risco a vida do paciente pela falta de oxigenação no organismo.

A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é feita por via oral, portanto, não há a necessidade de fazer incisões no pescoço ou na face. A uvulopalatofaringoplastia é realizada com o paciente sob anestesia geral e tem por objetivo retirar as amígdalas e o excesso de tecido do palato mole e da faringe.

O palato mole é a extensão muscular posterior do palato duro, e juntos eles formam o teto da cavidade oral e o assoalho da cavidade nasal.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

Como usar o Colutório Flogoral?

  1. Fazer 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 15 ml de colutório puro (até a marca indicada no copo-dosador), podendo ser diluído em um pouco de água.
  2. Utilizar até o alívio dos sintomas.
  3. Limite máximo diário de 10 bochechos.