O que fazer para desentupir o nariz de um gato?

Perguntado por: ifogaca8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Portanto, você pode aquecer um pouco de água e fazer uma espécie de sauna com o felino, de forma que o vapor entre por suas narinas desobstruindo as vias respiratórias. O chuveiro também pode ser uma ótima alternativa. Basta ligar o chuveiro no quente e manter a porta do banheiro fechada.

Veja 5 dicas sobre como desentupir o nariz

  1. Faça uma lavagem do nariz. A lavagem do nariz pode ser realizada por você mesmo na sua casa. ...
  2. Mantenha a cabeça mais alta na hora de dormir. ...
  3. Use nebulizador. ...
  4. Tome banho quente e demorado. ...
  5. Utilize remédios sob orientação médica.

Quais medicamentos podem ser usados?

  • Benegripe;
  • Neosoro;
  • Decongex;
  • Sorine;
  • Cimegripe.

Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente – com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão. Usar medicamentos e descongestionantes nasais, só por indicação médica.

Os casos de rinotraqueíte e asma felina também tem a mesma indicação. O inalador correto a ser utilizado é o ultrassónico pois produz uma vaporização de melhor qualidade. O tempo de inalação varia entre 10 a 15 minutos , devendo ser repetido varias vezes ao dia.

Caso o tutor encontre o gato com respiração ofegante, deve levá-lo o quanto antes ao médico-veterinário. Afinal, ele está com dificuldade de inspirar todo o oxigênio que precisa e, quanto mais tempo ficar com essa deficiência, pior o quadro clínico se tornará.

O profissional informa que pressionar esse ponto pode ser ótimo também para quem sofre de sinusite. Para aplicar a técnica, basta pressionar os dois pontos localizados ao lado da abertura nasal, de ambos os lados e ao mesmo tempo. Pressione com força e aguente a possível dorzinha.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Os GCC intranasais mais potentes são o furoato de mometasona, o furoato de fluticasona e o propionato de fluticasona20.

Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico; Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca; Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado; Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina.

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Um resfriado pode deixar o nariz entupido, mas graças ao sistema imunológico, o sintoma desaparece em alguns dias. Já uma obstrução nasal crônica é diferente. O distúrbio persiste por meses e, muitas vezes, provoca dores de cabeça, impede o sono reparador, entre outros incômodos.

Decongex Plus é um medicamento indicado para adultos e crianças acima de 2 anos, cuja formulação é composta por um descongestionante (desentupimento) nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite (doença que afeta as cavidades ...

Alívio da congestão nasal em segundos, ajuda a respirar livremente, auxilia a tratar o nariz entupido, tratar a gripe. Contém mentol e cânfora. Posicione o inalador verticalmente em uma narina, tape a outra e aspire profundamente os vapores medicinais.

Os broncodilatadores em gatos devem ser usados quando o seu pet estiver sofrendo de alguma doença respiratória, sendo a bronquite e a asma as mais comuns.

Em animais com muita secreção nasal, nebulização ou lavagem nasal com solução fisiológica (instilando algumas gotas em cada narina) pode ajudar na fluidificação e eliminação da mesma. Mucolíticos, como a N-acetilcisteína ou a bromexina também podem ser utilizados.

Pode ser realizada, também, inalação com soro fisiológico. “Além da vacinação em dia e das visitas periódicas ao veterinário, é importante também ter alguns cuidados para manter a imunidade do pet em alta”, aconselha Leal.

Outro sinal muito comum do gato com bronquite é a respiração ruidosa. Isso acontece quando, ao respirar, o gato emite sons de ruído e chiados bem fortes. Os barulhos surgem por conta da dificuldade do ar em passar pelos brônquios inflamados.