O que fazer para deixar o ovo podre?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para apodrecer um ovo, ele deve ser submetido à degradação química ou a microrganismos decompositores. Também é ideal eliminar a proteção a agentes externos acelerar esse processo.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.

Cada material existente possui sua própria densidade. Naturalmente, a densidade da água é menor que a densidade do ovo e, por isso, no copo sem sal,o ovo afundou, pois, como o ovo possui mais densidade, a água fica por cima do ovo. O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade.

Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho. Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

No preparo do alimento, há quem ame comer ovo com a gema mole, mas será que essa prática causa riscos à saúde? De acordo com a nutricionista e personal chef Luana Rocha, sim. Isso acontece pois o ovo possui a salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode causar morte.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca.

Dispor os ovos em ambientes e temperaturas inadequadas não só estraga o alimento, como pode favorecer a contaminação por microrganismos que fazem mal à saúde.

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.