O que fazer para decorar um texto?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Portanto, preparamos estas dicas com técnicas de memorização para colocar a sua memória para funcionar.

  1. Leia em voz alta. ...
  2. Copie o texto à mão. ...
  3. Leia e faça um resumo. ...
  4. Desenhe diagramas e esquemas. ...
  5. Peça para alguém ler o texto para você ...
  6. Grave o texto e escute. ...
  7. Procure interagir com o texto. ...
  8. Faça pausas durante a leitura.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Use um timer
A vantagem é que, de acordo com ela, o cérebro consegue trabalhar de maneira mais objetiva e efetiva em períodos curtos de tempo. Para ler um texto pela primeira vez, ela indica definir um período de meia a uma hora para se esforçar pela concentração total.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Sim, muitas vezes é difícil se preparar com uma grande antecedência para apresentações. Mas, se a ocasião for importante, priorize-a dessa maneira e leia o texto que precisa memorizar com antececêndia.

Percebo que alguns alunos sonham em saber como decorar um texto em um dia, mas o ideal é ler várias vezes e em dias distintos. Dessa forma, o aprendizado se dará de maneira mais sólida e certamente será possível lembrar de bastante coisa no dia da prova.

Melhores dicas para interpretar qualquer texto

  1. Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo. ...
  2. Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas. Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. ...
  3. Leia todos os dias. Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. ...
  4. Leia aquilo que goste.

O ato de ler em voz alta traz consigo diversos benefícios, além de ser muito prazeroso. Entre as principais vantagens desse hábito, o fortalecimento das habilidades mentais e verbais são as mais perceptivas, bem como o aumento da: Escuta.

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Confira, a seguir, as dosagens que são indicadas pelo médico:

  1. Tebonin® 40 mg: 1 comprimido 3 vezes ao dia.
  2. Tebonin® 80 mg: 1 comprimido 2 a 3 vezes ao dia.
  3. Tebonin® 120 mg: 1 comprimido 2 vezes ao dia.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil. Depende do caso é normal, iu é um sinal de um problema.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

Ensaie em voz alta
Assim, ensaie toda a sua apresentação em voz alta por não menos de cinco a seis vezes. Faça isso e veja a sua confiança no material crescer e sua memória melhorar — sem falar do ganho de confiança a mais na apresentação, por já estar com o assunto internalizado.