O que fazer para cuidar da alma?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

A chave para entender a alma humana está em entender suas principais carências contemporâneas: tempo, atenção e confiança. TEMPO Na minha experiência como Coach, a falta de tempo é a barreira mais comum para as pessoas não realizarem o que desejam e serve também como desculpa para não fazer tudo que gostariam.

São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação. Palavras-chave: Alma.

Resposta: A alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.

Ou seja: fazer uso da nossa energia criativa em nosso benefício implica lidar com nossa personalidade, observar não só o entorno mas também o mundo interior, mudar crenças e emoções, aprofundar pensamentos, encarar vícios de comportamentos e medos.

Quem cuida da própria vida é alguém que se sente bem, gosta de quem vê ao se olhar no espelho, ou seja, não se compara com ninguém, entendendo que deve se virar na vida com o que possui, a partir do que é capaz, de acordo com o que faz o seu coração vibrar.

Autoconhecimento, autoaceitação, autoestima, autocontrole, automotivação, autorresponsabilidade, autoconsciência.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

É apenas estar atento ao seu corpo e aos sinais que ele dá, sem ficar remoendo sentimentos. Além disso, a meditação também o ajuda a ficar mais ligado às suas emoções e a ter mais consciência delas, o que é uma parte muito importante do autoconhecimento e da maturidade emocional.

Assim, a alma humana, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.

Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante horas, é a isso que é preciso chegar. Estar só, como a criança está só. O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. Quem faz o bem, conquista paz interior.

Quanto mais cuidamos de nós mesmos, do nosso interior, melhores seremos para os outros e cresceremos na nossa relação com Deus. Que o Senhor nos dê a graça de não limparmos o copo somente por fora, mas nos apliquemos, com toda a dedicação da nossa alma, a limpar o nosso interior e cuidar do nosso coração.

Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.

A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

A alma sente, a mente pensa, e o corpo exprime.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.
Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”