O que fazer para costela trincada?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Repouso e aplicação de compressas geladas na região da fratura e a elevação do membro afetado são medidas importantes para alívio dos sintomas e consolidação óssea. A recuperação completa, em geral, ocorre em seis semanas.

Uma costela fraturada geralmente demora cerca de 6 semanas a curar.

Como identificar? A suspeita de fraturas de costelas é feita com a ocorrência de trauma torácico e a existência de dor no local do trauma. A dor em geral piora com a movimentação do tórax e com a respiração. A dor também pode piorar com a palpação principalmente na costela e no local onde houve a fratura.

Quando as causas de dores nas costelas são simples, como inflamação das articulações e tensão muscular, os sintomas podem ser tratados em casa com a administração de analgésicos de venda livre, compressas frias e repouso. Em outras situações, massagens e sessões de acupuntura podem ajudar na redução dos sintomas.

Trincado: esse é um termo popular utilizado para fraturas incompletas, menos graves, ou seja, ela não rompeu a cortical oposta, gerando uma fissura. Não confundir com o termo contusão. O trincado embora seja incompleto, não deixa de ser uma fratura. Essas são as principais diferenças entre cada um de seus termos.

posso manter relações sexuais? Não há qualquer contra-indicação.

Ter uma boa alimentação
Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Veja todos os sintomas relacionados à condição:

  • Dor intensa e aguda no peito semelhante à de um ataque cardíaco.
  • Falta de ar.
  • Dor ao tossir.
  • Dor ao respirar fundo.
  • Sensibilidade da região do tórax ao toque.

Consiste numa fratura parcial do osso, quando ele não quebra totalmente, havendo somente uma rachadura. É importante destacar que, do ponto de vista médico, essa lesão não existe. As lesões ósseas são denominadas de acordo com o grau crescente de gravidade, como contusões, microfraturas e etc.

A luxação manúbrio-esternal consiste numa lesão rara que pode estar associada a fraturas de costelas, fraturas de coluna torácica bem como lesões de órgãos intratorácicos2-7. Na literatura encontram-se poucos relatos de casos descritos com diferentes técnicas para o tratamento cirúrgico2,4.

A confirmação diagnóstica é feita por meio de exames de imagem. A radiografia do tórax que sempre é solicitada, porque nos permite uma visão geral do tórax, as vezes não consegue mostrar bem a fratura, principalmente se não tiver desvio dos fragmentos fraturados.

Quanto tempo leva para regenerar os ossos? Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo.

A compressa quente é eficiente, pois o calor relaxa os músculos e ativa a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor. Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Medicamentos. Os medicamentos analgésicos são usados para alívio da dor leve e moderada. Além destes, os anti-inflamatórios não esteróides, como é o caso do ibuprofeno e do naproxeno, também podem trazer melhoras, em especial o alívio da dor e do inchaço.

No entanto, se a dor na costela aparecer sem motivo, o paciente deve ficar mais atento e procurar um médico. Se a dor perdurar por mais de dois dias, isso pode ser sinal de costocondrite (inflamação na cartilagem), pleurisia (inflamação na pleura), fibromialgia (dor crônica), embolia pulmonar ou câncer.

Ossos quebrados, luxações e entorses/estiramentos podem ter sintomas semelhantes, tais como dor, inchaço e incapacidade de funcionar como você normalmente faria com a parte não afetada do corpo.

Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.

Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.

Os antiinflamatórios não hormonais (AINH) são freqüentemente usados na prática clínica em pacientes com traumas, fraturas, pós-operatório, etc, pelo efeito analgésico. As drogas AINH têm atividade antiinflamatória, analgésica e antipirética, sendo que a maioria pode inibir a função plaquetária.