O que fazer para cortar o álcool rápido?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Como curar ressaca rápido

  1. Ficar em repouso;
  2. Tomar muita água e se hidratar;
  3. Ter uma alimentação mais leve, com frutas, legumes e verduras. ...
  4. Beber suco de fruta;
  5. Apostar em um café bem forte;
  6. Dependendo dos sintomas, usar remédios para enjoo ou dor;
  7. Evitar o uso de anti-inflamatórios que irritam a mucosa do estômago;

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica. Fonte: USP.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

O corpo leva mais ou menos uma hora para processar uma bebida alcoólica. Sendo assim, a única forma de você deixar de sentir os efeitos negativos é esperar o tempo proporcional ao volume de álcool que ingeriu.

Dê a ele muita água e bebidas não alcoólicas
Seu amigo quer beber mais, mas não permita que isso aconteça, já deu! Bêbados são mentirosos e insistem que está tudo bem. Compre para ele muita água e refrigerantes ou sucos. Ele pode se irritar, mas não se importe!

Laranja e Tangerina, por serem ricas em vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool; Banana, que contém potássio, magnésio e vitamina B6, auxilia na redução dos sintomas da ressaca.

Essa condição — caracterizada por sintomas como dor de cabeça, tontura, náusea, sede, tremores e palidez — ocorre porque o corpo fica intoxicado por uma substância produzida em nosso organismo a partir da digestão do álcool.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

O refrigerante, por ter alto nível de açúcar, também ajuda a repor a energia, já que a bebida diminui muito a glicose do corpo. A cannabis tem substâncias que podem auxiliar a diminuir o enjoo.

Faça um lanchinho para acelerar a absorção do álcool.
Coma algo doce, como um pedaço de fruta, uma barra de granola ou biscoitos de pasta de amendoim. Um lanchinho rápido antes de dormir pode acabar salvando a noite, principalmente se não tiver comido muito antes de começar a beber.

Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago.

Ingira gengibre.
Vários estudos comprovam que o gengibre possui propriedades que combatem a náusea. Ele pode ser consumido através do chá ou refrigerante de gengibre. Outra opção é adicionar gengibre em pó aos alimentos e bebidas, mascá-lo ou comer um doce de gengibre para que ele acalme o estômago.

Se de repente sentir que está ficando bêbada demais, apele para água sim! Outra dica é beber um copo d'água entre um drink e outro, evitando essa sensação de estar muito mal.

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

Para evitar os efeitos da ressaca moral, o cervejeiro americano Jim Koch bolou uma receita infalível: antes de cada bebida alcoólica, ele ingere uma colher de chá de fermento natural em pó. Koch alega que o fermento natural tem uma enzima chamada álcool desidrogenase capaz de quebrar as moléculas alcoólicas.

Frutas. As opções com maior composição de água ajudam na hidratação e eliminação de toxinas. Melão, melancia, morango e abacaxi são ótimas opções.

Outro sintoma comum da ressaca é o vômito. A presença da bebida alcoólica gera uma irritação na região gastrointestinal, que teve uma maior produção do suco gástrico. Como consequência, a pessoa pode sentir dores na região abdominal, enjoos e, também, vontade de vomitar.

Gatorade na prevenção da ressaca
Recomenda-se ingerir água de coco ou uma bebida esportiva como Gatorade entre as doses de bebida alcoólica para já adiantar o reabastecimento de fluidos e eletrólitos que são perdidos por conta do consumo de álcool.

Dormir bem ajuda a curar a ressaca, porque poucas horas de sono ou ter uma noite de sono ruim pode piorar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, cansaço e irritabilidade.