O que fazer para cortar a asa de um papagaio?

Perguntado por: opimenta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O corte da asa do papagaio será feito com uma tesoura afiada e sem ponta amolada. O processo é realizado nas duas asas para que o pássaro mantenha o equilíbrio. Por crescerem em ritmo constante, as penas devem ser aparadas em intervalos de três a quatro meses.

O corte da asa do papagaio será feito com uma tesoura afiada e sem ponta amolada. O processo é realizado nas duas asas para que o pássaro mantenha o equilíbrio. Por crescerem em ritmo constante, as penas devem ser aparadas em intervalos de três a quatro meses.

REPRODUÇÃO Somente a partir dos cinco anos de idade e, em geral, ocorre entre setembro e fevereiro. Em um período de 24 a 29 dias, a incubação natural de três a cinco ovos brancos por ninhada é realizada pela fêmea e sob proteção do macho, que são monogâmicos.

Multa por manter 14 pássaros em cativeiro é reduzida para R$ 700,00.

Tel - 0800 618080. Envie um email. Visite o site do Ibama.

Atualmente, a criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA, entretanto o órgão ambiental exige a comprovação legal da origem do animal, ou seja, durante a compra da ave junto ao criatório autorizado, o adquirente deverá exigir a nota fiscal.

O descuido com as asas da ave gera consequências graves. Após o corte inadequado, a ave fica mais vulnerável aos acidentes e há uma parte da pena exposta, além disso, o chamado “canhão” é repleto de sangue.

Todo pássaros deve ter sua asa cortada? De acordo com a Dra. Mariana, a resposta é não! “Não é possível fazer isso em qualquer ave ou em qualquer idade”, diz.

Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia. Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.

Seja como for, um papagaio ou periquito feliz e estimulado passará parte de seu tempo aprendendo palavras e imitando-as para se divertir. Isso é um sinal de que ele está mental e fisicamente saudável, mas sua ausência não deve ser um sinal de preocupação para o tutor.

A espécie de papagaio que fala mais conhecida é o papagaio-verdadeiro, cientificamente batizado de Amazona aestiva, o famoso louro! Além dele, entra para a lista o papagaio do mangue, também chamado de Curica.

Lembrando que o excesso de calor também é prejudicial, por isso, evite o sol das 10h às 16h. Caso necessário, utilize uma toalha limpa para ajudar o papagaio a se secar. Com um banho por semana seu pássaro ficará feliz e bem limpinho! Limpar a gaiola é essencial.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal pode se machucar.

A gaiola é também o lugar do repouso, onde o papagaio se sentirá seguro nos primeiros meses na casa nova. Ele costuma dormir às sete horas da noite e acorda com o nascer do sol. Outra providência importante é fazer a poda das penas.

Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.

Muito brincalhões, papagaios precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos. Gostam de bastante espaço para suas brincadeiras, então é recomendado deixá-los livres em um ambiente amplo, onde possam voar e se divertir.

Estes valores podem variar, mas em geral, vão de 2 mil reais até 8 mil reais. A grande dica é pesquisar. Procure saber quais são os criadores e os valores que eles praticam, procure recomendações. Vale lembrar que é possível usar o crédito e pagar de forma parcelada em criadores legalizados.

60 anos

De acordo com pesquisas, a expectativa de vida do papagaio doméstico é de 60 anos. É claro que muitos fatores podem influenciar quantos anos um papagaio vive. No entanto, com uma rotina saudável, alimentação balanceada e muito carinho e atenção, alguns verdinhos chegam até aos 75 anos sem muitas complicações.