O que fazer para conhecer a si mesmo?

Perguntado por: esales . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Procure ter novas experiências e observe como se sente. Neste momento de distanciamento social, experimente diferentes formas de se organizar para estudar; fazer uma comida que você nunca fez; ampliar o tempo e a forma como lida com um hobby; ou aprender algo diferente.

divididos em oito áreas ou oito diferentes aspectos, como nos ensina Di Stéfano: - físico; - emocional; - intelectual; - profissional; - financeiro; - lazer; - relacionamentos (inclui a família); e, - espiritual.

Alexandre, o Grande, disse: “Conhecer a si mesmo é a coisa mais difícil, porque põe em jogo a nossa racionalidade, mas também os nossos medos e nossas paixões. Se alguém souber a profundidade em si mesmo vai entender os outros e o mundo ao seu redor”. O autoconhecimento e inteligência interpessoal.

“Tudo o que Deus diz sobre o homem é verdadeiramente o que o homem é. Por isso, o conhecimento de Deus é tão fundamental para o autoconhecimento.” Quando buscamos a Deus e entendemos o que Ele diz sobre Ele e sobre nós, nossa identidade se torna muito mais sólida.

A falta de autoconhecimento está por trás de muitos comportamentos compulsivos ou viciantes. Os psicólogos aprenderam que os vícios surgem por causa de um padrão inicial de acalmar sentimentos e ocultar sentimentos. Mas, a atitude correta e saudável seria praticar a aceitação deles.

Experimente coisas novas. Procure ter novas experiências e observe como se sente. Neste momento de distanciamento social, experimente diferentes formas de se organizar para estudar; fazer uma comida que você nunca fez; ampliar o tempo e a forma como lida com um hobby; ou aprender algo diferente.

Por mais que pareça simples, conhecer a si mesmo leva tempo e requer técnicas específicas, como auto-observação, reflexão e treino de habilidades. Contudo, não basta manter essas descobertas apenas no nível da teoria — é necessário relacionar os três aspectos do autoconhecimento: pensamento, expressão e implementação.

Como se autoavaliar?

  1. Faça uma autoavaliação verdadeiramente sincera. ...
  2. Reflita e faça perguntas poderosas a si mesmo. ...
  3. Reflita sobre seus pontos fortes e quais precisam de melhoria. ...
  4. Identifique sentimentos e emoções negativas. ...
  5. Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento. ...
  6. Tenha sonhos e objetivos em todas as áreas de sua vida.

De acordo com Goleman, estes cinco pilares são determinantes para se ter êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até bem-estar físico:

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas?

  1. Crie momentos prazerosos. Você já percebeu que a tendência é percebermos mais os momentos difíceis do que os de prazer? ...
  2. Pratique o autoconhecimento. ...
  3. Reconecte-se com quem está próximo. ...
  4. Cuide da sua saúde física. ...
  5. Exercite a sua mente.

O autoconhecimento é a base e a porta que nos leva ao caminho da autorrealização. É um processo reflexivo através do qual conhecemos a nós mesmos ao longo do tempo e que nos permite ser conscientes do nosso leque inerente de defeitos, virtudes, e todas as qualidades presentes em cada um desses extremos.

Isso pode variar de raiva, tristeza, nervosismo e até felicidade. Pessoas que não têm consciência de como suas emoções podem ser aproveitadas e manuseadas, perdem influência sobre os outros e geralmente são vistas “como fracas”. Controlar as reações emocionais é tão importante quanto qualquer habilidade de comunicação.

Trabalhar o autoconhecimento pode trazer uma melhora na autoestima, isso porque essa é uma habilidade que ajuda uma pessoa a entender quem é. E compreender quais são suas qualidades e como melhorar suas fraquezas coloca em perspectiva a ideia de defeitos: não são mais algo que não muda, eles podem ser trabalhados.

7 técnicas para desenvolver o autoconhecimento

  1. 1 – Ter tempo para si mesmo. ...
  2. 2 – Buscar profissionais qualificados. ...
  3. 3 – Procurar novas vivências e experiências. ...
  4. 4 – Se questionar. ...
  5. 5 – Ser gentil consigo mesmo. ...
  6. 6 – Fazer exercícios de reflexão sobre a sua trajetória. ...
  7. 7 – Entender que esse é um processo contínuo.

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosíssima. Para dizer o mínimo, permite saber quando é hora de aceitar uma derrota e quando é hora de ter paciência para aguardar a vitória.

Eles vão te ajudar a começar uma reflexão sobre si mesmo, sobre sua carreira, e também sobre como se autodesenvolver (ou seja, puxar o seu próprio desenvolvimento). Ao investir em autoconhecimento, você entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá.

Uma das partes mais importantes de se conhecer é aprender também a lidar com cada lado da sua personalidade. Ao perceber algo que não era como você imaginava, não julgue a si mesmo. Compreenda os seus motivos e trate-se com carinho, buscando a melhor alternativa para se transformar.

Compreender o seu passado é o primeiro passo para saber quem você é

  • 4 passos para o autoconhecimento.
  • 1 – Resgate suas memórias mais marcantes.
  • 2 – Fale sobre suas memórias.
  • 3 – Procure fatores que se repetem nas suas histórias.
  • 4 – Avalie como essas repetições ajudam a entender quem você é

O autoconhecimento, como a própria palavra diz, é o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. É uma investigação individual que busca identificar quais são as características mais marcantes, os gostos, as inclinações, os padrões de comportamento e os sentimentos vivenciados por ela.