O que fazer para clarear o feijão Depois de cozido?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Usando limão - após escolhido, cubra o feijão com água fervente e adicione o suco de meio limão. Deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos com a panela tampada. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.

Para deixar o feijão de molho no vinagre, você deve adicionar uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água. Os grãos devem ficar imersos de oito a 12 horas. A mesma técnica vale para o preparo de outras leguminosas, como lentilha e grão-de-bico.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

Fitatos: os anti-nutrientes
O feijão possui um composto chamado fitato, que prejudica a absorção de nutrientes e causa prejuízos à nossa saúde. Quando ingeridos pelo nosso corpo, os fitatos formam uma macromolécula que rouba vitaminas, minerais e proteínas, que são nutrientes importantes.

Além de o alimento ficar mais nutritivo, o molho evita aquela sensação de gases e mal-estar depois de comer do feijão. A técnica também reduz o tempo de cozimento, já que o grão fica mais macio após passar algumas horas na água.

Ela dificulta a absorção de nutrientes no organismo e o processo digestivo. Dessa forma, tanto os efeitos físicos a curto prazo quanto a longo prazo são agravados quando não é feito o remolho das leguminosas de maneira adequada.

Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão - e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão. Deixe o grão de molho na água com bicarbonato por pelo menos 8 horas antes de preparar o alimento.

1. Bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento no preparo de massas. Na hora de preparar bolos, pães e cookies, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil, pois atua como fermento, auxiliando no crescimento da massa. Além disso, ele também ajuda a deixá-la mais macia.

O bicarbonato de sódio é uma substância química natural e classificada como um sal, cuja fórmula molecular é NaHCO3. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando tanto na redução de alcalinidade quanto na de acidez, pois sua ação é no sentido de deixar o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

QUANTO TEMPO DEVO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO? O tempo mínimo de remolho é 6 de horas. E o máximo de 12 horas – depois disso, ele vai ficar encharcado e corre o risco de desmanchar ao cozinhar ou, em casos extremos, começar a fermentar.

Adicionar cominho e semente de coentro é uma das formas de ressaltar o sabor do feijão. Em geral, os dois podem ser encontrados em supermercados ou até mesmo feiras e hortifrútis. Quando você fizer o refogado com cebola e alho, aproveite para acrescentar o cominho e as sementes de coentro moídas.

Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que o período de tempo mais indicado para deixá-lo descansar em água é entre 8 e 12 horas. Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho.

Com o auxílio do limão, é possível melhorar a absorção dos nutrientes que estão presentes no feijão. Isso acontece porque os agentes presentes no limão auxiliam na liberação das enzimas que estão presas no feijão, que são os fitatos. Dessa forma, além do feijão ficar muito mais macio, ele também ficará livre dos gases.

45 minutos

O tempo de cozimento na panela convencional pode variar, mas dura em torno de 45 minutos a uma hora. De todo modo, a vantagem aqui é poder controlar a textura ideal do feijão e assim desligar na hora certa.

Chimichurri no tempero do feijão
Ingrediente que não pode faltar no prato do brasileiro, o feijão pode ganhar uma cara nova ao ser temperado com um pouco de chimichurri. Vale lembrar que o mix de especiarias já conta com alguns clássicos como alho e cebola e, às vezes, sal.

O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos do que utilizar para transformar o feijãozinho em um prato ultra saboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro funcionam com o sabor característico do feijão.

Como temperar feijão já cozido
Um jeito de temperar feijão cozido é preparar um refogado gostoso de cebola e toucinho, bacon ou calabresa. Simplesmente frite numa frigideira o bacon ou a calabresa picados (quantidade a gosto) e, assim que soltarem a gordura, adicione uma cebola picada e deixe dourar.