O que fazer para cicatrizar mais rápido o piercing no umbigo?

Perguntado por: nxavier2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para acelerar ainda mais o processo de cicatrização do piercing, você deve se certificar de dormir adequadamente (8 horas por noite) e se alimentar bem. Nos primeiros dois meses, você notará que o seu piercing no umbigo parece estar totalmente cicatrizado.

Pós cicatrização

  1. Procure higienizar de 2 a 3 vezes ao dia. ...
  2. Lave bem as mãos antes de mexer na joia.
  3. Remova o piercing para higienização da joia e do local.
  4. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano.
  5. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Seu piercing não precisa de nada ácido, ele apenas precisa de repouso e hidratação para que cicatrize bem. Seu piercing não é uma salada (hahaha), você só precisa hidratá-lo com soro fisiológico estéril – flaconetes de 10ml -, limpar com sabonete líquido neutro durante o banho e deixá-lo sequinho!

1. Mantenha a área limpa e higienizada: Antes de tocar no piercing, sempre certifique-se de lavar suas mãos. Para limpar, utilize alguma solução salina, como soro fisiológico e, nas primeiras semanas, repita a higienização por pelo menos 2 vezes ao dia.

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

À medida que for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça e, normalmente, ele cai sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias.

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

O que evitar no período de cicatrização do piercing

  1. Evite mexer nele a todo momento;
  2. Piscinas, banheiras e mares, nos primeiros dois meses;
  3. Não durma de barriga para baixo;
  4. Fique longe de cremes e sabonetes líquidos;
  5. Evite tomar muito sol e bronzeamento artificial.

Um novo piercing de umbigo tem de ser minuciosamente limpo pelo menos uma vez por dia ou, de preferência, duas. A maneira mais simples de fazê-lo é no chuveiro.

5. Compressa de soro fisiológico. Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

N-U-N-C-A. "NUNCA se deve girar o piercing ou movimentá-lo de um lado para o outro. A zona perfurada foi agredida - realizar um percing não passa de uma agressão na pele - e necessita de estar o mais estável possível para cicatrizar correctamente.

Vermelhidão, inchaço, desconforto e coceira leve são sintomas comuns no início da cicatrização do seu piercing – dura algumas boas semanas.

Depois da perfuração, é bom evitar comer alimentos muito gordurosos, principalmente carne de porco e ovo, por um mês, pois podem dificultar a cicatrização.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local. Vá ao hospital ou a um dermatologista para fazer um teste de alergia.

A limpeza com água e sabonete diariamente já será o suficiente. Porém, como a região do piercing pode gerar um acúmulo de microorganismos, é importante reforçar a higienização da região para evitar algum tipo de infecção. Importante também manter o local seco e arejado.

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.