O que fazer para banho não espumar?

Perguntado por: nalencastro5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Manter fogo abaixo de 180 graus previne óleo de fritura com espuma.

Água ou gelo nos alimentos é um dos principais causadores da hidrólise do óleo, que causa um sabor mais ácido aos produtos fritos, em alguns casos o excesso de água nos alimentos pode causar o transbordamento do óleo na fritadeira.

Truque simples, mas que funciona
A dica é adicionar cerca de uma colher rasa de sobremesa de farinha de trigo no óleo ainda frio. Só isso. Depois é só esperar o óleo aquecer e fritar o que quiser: de peixe a batata. Não importa qual é a receita, nenhuma gotinha ou respingo de óleo vai espirrar no fogão.

Os agentes habitualmente utilizados em antiespumantes são os óleos insolúveis, polidimetilsiloxanos e outros silicones, certos álcoois, estearatos e glicerídeos, a eficácia dos compostos antiespumantes se deve ao fato da sua tensão superficial ser sempre menor que a parede das bolhas de espuma.

Quando a espuma permanente não for mais necessária, basta aumentar sua temperatura acima dos 60° C que ela se desfaz.

Existem basicamente três passos que podem ser seguidos para eliminar de vez esse problema na sua casa.

  1. 1º – Para o óleo não espumar, descongele e seque o alimento.
  2. 2º – Não misture óleo velho com óleo novo.
  3. 3º – A panela deve estar limpa e seca.

A espuma é um gás (geralmente ar) disperso em um líquido contendo alguma impureza. Nos sistemas de tratamento secundário, a atividade bacteriana é geralmente a principal causa da espuma, embora a ação mecânica (fluxo em cascata, bombas, agitação violenta etc.) e a contaminação química também possam causar espuma.

A formação de espuma no óleo lubrificante é um frequente em alguns sistemas com lubrificação a óleo. Em muitos deles é até natural que isso aconteça pela agitação do produto em presença do ar.

O sal serve para aumentar a densidade da água e também serve para não apodrecer os alimentos. A água não tem contato com a resistência por tanto ela não aquece, fica com temperatura ambiente e são onde ficam os resíduos.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

A dica é muito simples! Além do óleo que será usado, coloque também de farinha de trigo. Antes de iniciar a fritura acrescente uma colher de farinha de trigo no fundo da frigideira. Ela evitará que o alimento espirre e suje seu fogão.

Jamais tampe a frigideira ou tacho, pois isso fará com que o alimento cozinhe, perdendo água e prejudicando o resultado final da fritura.

Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.

Porque ela contém moléculas chamadas surfactantes – que vêm tanto de fontes orgânicas quanto de carona na poluição. A espuma não é gerada pela água em si, mas por surfactantes diluídos nela.