O que fazer para aumentar a imunidade rapidamente?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente das células de defesa. Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é suficiente para fortalecer a imunidade. Chás, sucos e leites vegetais não entram nessa conta.

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas.

Limão, laranja, morango e mexerica são ótimos exemplos de potencialização do mesmo. Os dois primeiros, inclusive, também são ricos em potássio, magnésio e outras propriedades, como vitaminas do complexo B e entrega de fibras.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

A baixa imunidade pode acontecer devido a muitos fatores, incluindo dieta, infecções, medicamentos, falta de sono, álcool e tabagismo.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Frutas cítricas
E não é à toa, já que as frutas cítricas contêm grandes quantidades da substância, que é antioxidante e contribui de modo significativo para o aumento da imunidade. Além disso, a vitamina C é facilitadora da absorção do ferro no organismo — está aí a razão para aquela laranja no prato da feijoada!

Hemograma completo
A partir de uma amostra de sangue do paciente, é possível analisar parte do sistema imunológico.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal.

As frutas mais indicadas são pera, romã, maçã e manga, que agregam sabor, cor e nutrientes, deixando a salada com um sabor agridoce bastante prazeroso. Além disso, é uma boa maneira de estimular o consumo por quem tem resistência a comer frutas regularmente.

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

COMPARTILHE: Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas.

Os hemogramas, ou exames de sangue, são utilizados para verificar se o organismo apresenta alterações significativas nos níveis de células que o compõem o sangue.

Resfriados frequentes são um sinal de imunidade baixa
Além disso, o fator para resfriados frequentes pode ser baixa imunidade. O sistema imunológico pode funcionar não só quando uma infecção se inicia, ele também deve agir para eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos antes mesmo deles provocarem uma doença.

Alguns tipos de infecções e doenças, quando ocorrem com maior frequência, podem ser um indicativo de imunidade baixa. De acordo com a infectologista Vivian Avelino da Silva, do Hospital Sírio-Libanês, o que chamamos popularmente de imunidade corresponde, na verdade, ao nosso sistema imune.

acerola

O ponto crucial que diferencia essas três frutas é o teor da vitamina C presente em cada uma delas: a acerola possui 17 vezes o teor de ácido ascórbico presente na laranja e 24 vezes o teor de ácido ascórbico presente no limão.

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Exponha-se ao Sol

  1. Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. ...
  2. Ficar exposto aos raios solares, sem protetor solar, por 15 minutos, gera 3000 UI (75 microgramas) de vitamina D para pessoas de pele clara. ...
  3. Faça isso, pelo menos, 3 vezes por semana.