O que fazer para aumentar a autoestima e o amor-próprio?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

15 Dicas Para Ter Mais Amor Próprio e Aumentar a Autoestima

  1. Seja Grato. O primeiro passo para ter mais amor próprio é aprender a ser grato. ...
  2. Pare de Se Comparar. ...
  3. Ame Seu Corpo. ...
  4. Alimente-se Bem. ...
  5. Invista em Autoconhecimento. ...
  6. Acalme Sua Mente. ...
  7. Deixe o Passado Para Trás. ...
  8. Sempre Comemore Suas Conquistas.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.

“Quem se ama não precisa mostrar o tempo todo como está bem e feliz. Já age naturalmente assim, tem autoconfiança, é sociável, positiva, sabe se perdoar e consegue vibrar com as próprias vitórias”, exemplifica.

Como essa dependência amorosa surge pela necessidade de suprir a falta de amor próprio, o segredo para vencê-la está na capacidade de agradar a si mesmo. Sendo assim, se esforce para isso, elogiando-se, reconhecendo-se como uma pessoa capaz e cheia de qualidades e sabendo valorizar as próprias conquistas.

Às vezes, a pessoa quer um carinho do marido, um beijo dos filhos. Mas isso não pode ser uma constante.
...
5 formas de combater a carência

  1. Não tenha medo da solidão. ...
  2. Faça uma autoanálise. ...
  3. Exercite-se. ...
  4. Não se afaste das amigas. ...
  5. Tenha um bichinho de estimação.

Isso geralmente acontece quando não estamos trabalhando nossa percepção da realidade e consciência, nos deixando levar pelos impulsos inconscientes, crenças e hábitos, como no caso da crença da felicidade atrelada ao parceiro afetivo, ou na dificuldade de aceitar o parceiro como ele é, não percebendo o próprio ...

Mas não se preocupe, separamos 5 dicas de como cultivar o autoamor no seu dia a dia para te ajudar:

  1. Se coloque em primeiro lugar. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)

O exercício melhora a saúde mental. Através do equilíbrio de hormônios (aumentando os do bem-estar e diminuindo os do estresse), ele reduz a depressão, a ansiedade e o humor negativo, bem como alivia a baixa autoestima e o isolamento social.

A autoestima ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante de nosso bem-estar emocional. Por isso, quando ela está elevada, nós nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo.

A autoestima entre os homens se mostrou elevada, enquanto o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Kantar, do Ibope, divulgou que, entre as mulheres, a realidade é outra: 20% sofrem com baixa autoestima.

Um dos maiores pecados contra a sua autoestima é se cobrar demais quando algum erro acontece. São aqueles pensamentos extremamente rígidos e punitivos. Isso acontece porque pessoas que possuem baixa autoestima, não tem tolerância a frustração e não conseguem aceitar as suas próprias falhas, se abalam por isso.

Comece todos os dias com uma afirmação. Todas as manhãs, use cada atributo positivo que enxergar em si mesmo para reforçar a autoconfiança. Lembre-se das coisas que você tem a oferecer ao mundo, com tantos detalhes vívidos e pessoais quanto for possível.

Quem ama é honesto sobre o que sente e diz o que está pensando, o que teme, o que sente e o que sonha. Coisas como falar sobre a infância, arrependimentos, sonhos para o futuro e momentos tristes demonstram que ela se sente à vontade para conversar sobre si mesma com você e isso é porque está apaixonada.

Reconhecendo as Formas de Amar
Toque Físico – Contato físico: Carinho, beijos, abraços, sexo. Tempo de Qualidade – Estar presente com o outro em um momento em que sua atenção está integralmente dedicado ao outro.

Amar a vida não é simplesmente remar, mas buscar admirar a paisagem ao redor. Para amar a vida, não corra para avançar o mais rápido possível, mas esteja ciente de cada passo! Vá com calma! E tenha o coração agradecida pelas conquistas diárias!

O que é amor-próprio? Amor-próprio é o apreço nutrido por si mesmo. É a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude. Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho.

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar o seu relacionamento consigo mesmo, o que refletirá na qualidade de todas suas outras relações.

  1. Autocuidado. De que forma você tem cuidado de si? ...
  2. Permita-se fazer coisas que lhe são prazerosas. ...
  3. Saiba dizer não. ...
  4. Autocompaixão.

Após o fracasso, o Zodíaco certamente pode oferecer alguma iluminação, mas talvez não para o melhor; é preciso ficar atento aos signos que possivelmente terão menos sorte no amor em 2023.
...
Signos com menos sorte no amor no ano que vem

  1. Escorpião. ...
  2. Áries. ...
  3. Virgem. ...
  4. Libra.