O que fazer para aumentar a altura?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Estudos mostram que exercícios físicos regulares, alimentação adequada e sono adequado podem aumentar a produção de HGH (hormônio de crescimento humano). Sem a necessidade de medicamentos ou cirurgias! Este aplicativo com base científica pode lhe ajudar a aumentar sua altura e a fortalecer seus ossos.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.

Apesar de algumas medidas ajudarem durante a fase de crescimento, como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e bons hábitos de sono, após atingirmos a idade adulta, pouco se pode fazer para garantir alguns centímetros a mais.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

Como faço para ver se vou crescer na altura? Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

Carnes: possuem nutrientes, proteínas de alta qualidade, ferro, zinco, colina, selênio e vitaminas B6 e B12; Vegetais: são alimentos ricos em vitaminas e minerais. Exemplos: brócolis, couve, cenoura, beterraba, pimentão e espinafre; Frutas: mamão, manga, uva, melancia, maracujá, e damascos são ricos em vitamina A.

A prática de atividades físicas como caminhadas, esportes de quadra, e até o simples esforço físico (como subir escadas) promove a liberação de um hormônio chamado hormônio de crescimento ou GH. Independente do tipo de atividade física que se pratique o GH é liberado no organismo, estimulando o crescimento .

Veja a média de velocidade de crescimento da criança de acordo com a idade: Do nascimento a 1 ano de idade – 25 centímetros por ano; De 1 a 3 anos de idade – 12,5 centímetros por ano; De 3 anos até a puberdade – entre 5 e 6 centímetros por ano.

O corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino e promovendo o crescimento dos ossos. A deficiência da substância na infância pode resultar em uma doença chamada raquitismo, caracterizada pela mineralização insuficiente dos ossos.

Quando é indicado: O tratamento com hormônio do crescimento é indicado nos casos em que o pediatra detectam que a criança não tem um crescimento adequado e está abaixo do considerado normal, devido à produção deficiente do hormônio.

A resposta é: biologicamente, não é possível crescer depois de adulto.

É possível, mas você já viveu o chamado estirão puberal, está próximo de sua altura final. Pode crescer mais alguns centímetros até os 20, 21, no máximo.

Até 14 anos
Meninos 11 anos: 133,4 cm de altura mínima e 154,4 cm de altura máxima; 12 anos: 138,1 cm de altura mínima e 161,9 cm de altura máxima; 13 anos: 142,2 cm de altura mínima e 1 69,5 cm de altura máxima; 14 anos: 146,4 cm de altura mínima e 177,1 cm de altura máxima.

Aprenda a calcular a altura-alvo da criança
Cerca de 85% da altura-alvo de uma criança corresponde à herança genética dos pais. Ela pode ser calculada pela fórmula de Tanner, somando a estatura do pai e da mãe e dividindo por 2. Depois, somam-se 6,5cm para meninos e subtraem-se 6,5cm para meninas.

Entre as cinco regiões, as alturas médias – dos 12 e 17 anos – variaram respectivamente de 158,6cm (Norte) a 161,6cm (Centro-Oeste) para as meninas e de 171cm (Norte) a 174,3cm (Sudeste) para os meninos.

“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

As principais marcas, com os fabricantes entre parênteses, são Genotropin (Pharmacia Upjohn), Humatrope (Eli Lilly), Norditropin (Novo Nordisk) e Saizen (Serono). O hormônio é secretado pela glândula hipófise durante toda a vida, mas tem seu pico de produção na fase da puberdade.

Se estiver com 13 anos completos, com a medida de 1,68m ele está em um percentil normal para idade e altura no dia de hoje.

De maneira objetiva, 1,73m para um menino de 13 anos é uma estatura muito elevada se comparada com a população geral. Todavia, essa é uma resposta que envolve a avaliação da estatura familiar, assim como a idade óssea do indivíduo. O melhor seria uma avaliação em consulta com especialista.