O que fazer para ativar o bulbo capilar?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Invista em produtos ricos em óleos e em vitaminas do complexo B. Outro tratamento indicado é o detox capilar, que pode ajudar a evitar o efeito build up, ou seja, o acúmulo de produtos na região do couro cabeludo, que acaba por entupir o bulbo.

Vitamina A
A vitamina A auxilia no crescimento capilar, desde que seja ingerida e não adicionada em shampoos e máscaras de hidratação. Ela também tem a função de fortalecer o sistema imunológico, garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos e manter a saúde da visão e da pele.

A terapia capilar em consultório para os casos mais graves de alopecia é fundamental para a ativação do folículo, pois são terapias que atingem a camada mais profunda do couro cabeludo e colocam na região, seja por microagulhamento ou mesoterapia, princípios ativos específicos para ativar o folículo.

Alguns alimentos como espinafre, salmão, acelga, couve, ovos, agrião e frutas ricas em vitamina C são extremamente eficientes em estimular a produção de fios no bulbo capilar. Esses alimentos podem fazer com que seus cabelos cresçam mais rapidamente. Beber água com frequência é outro hábito igualmente eficiente.

Depende da causa da queda . Mas no geral é possível sim. O mais importante é o diagnóstico do tipo da alopecia ( queda de cabelo) para poder instituir o tratamento correto.

As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem o enfraquecimento dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva.

Para saber se seus folículos capilares cicatrizaram e pararam de produzir novos fios de cabelo, é preciso marcar uma consulta com um médico dermatologista especializado. Assim, o especialista pode efetuar um exame físico e solicitar uma tricoscopia com lentes de aumento e microcâmera.

Massageie o couro cabeludo
Sendo assim, durante as lavagens, seja gentil e use as pontas dos dedos em movimentos circulares para massagear seu couro cabeludo. Isso aumentará a circulação sanguínea na região e favorecerá o crescimento dos fios.

biotina

A biotina ajuda na saúde do cabelo por ter relação com o processo de produção da queratina, que é a proteína responsável pela estruturação e composição dos fios.

Existem variadas técnicas que prometem recuperar os fios de quem é acometido pela queda de cabelo. Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

Ômega 3 e ômega 6. Para proteger a raiz e melhorar a hidratação do couro cabeludo, tanto o ômega 3, quanto o 6 podem ajudar no fortalecimento dos fios, prevenindo a queda de cabelo. Com o uso regular é possível melhorar a circulação do sangue e favorecer o crescimento do cabelo.

Peixes: São fontes de ômega 3, nutriente essencial para quem está tentando engravidar. Para os homens, favorece a morfologia dos espermatozoides e para as mulheres, aumenta o número e tamanho dos folículos, elevando a taxa de ovulação.

Medicamentos e outros tratamentos não cirúrgicos como minoxidil tópico, laser capilar, finasterida, dentre outros, podem ter resultados bem interessantes, sem ser necessário passar por uma cirurgia. Tudo depende da causa, da intensidade e da extensão das entradas no cabelo.

O crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos folículos é estimulado pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), secretados pela hipófise desde os primeiros dias do ciclo menstrual.

Seja em casos de queda normal ou no eflúvio capilar, em geral, quando o cabelo cai da raiz ele nasce de novo. O fato dele nascer de novo não significa, no entanto, que ele vai nascer igual.

Alguns remédios para calvície, como o minoxidil ou a finasterida, podem ser indicados pelo dermatologista para o tratamento da calvície, pois agem estimulando o crescimento do folículo capilar ou evitando a queda do cabelo devido a alterações hormonais.

Alguns remédios caseiros para o cabelo crescer e parar de cair incluem o suco de cenoura e a vitamina de banana com linhaça, porque contêm vitamina A, ômega 3 e sais minerais que hidratam o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios de cabelo.

O Minoxidil é um vasodilatador que ajuda no processo de fortalecimento de fios frágeis e crescimento do cabelo em locais de falha e/ou intensa queda. A descoberta da eficácia do produto ocorreu por acaso e os especialistas levantam hipóteses para explicar como o organismo reage às propriedades presentes na solução.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

O tratamento e a possibilidade de cura vai depender do tipo de alopecia. Geralmente, o implante capilar, associado a outros métodos, consegue reverter o problema e recuperar os fios do couro cabeludo, garantindo que eles voltem a crescer. Entretanto, em alguns casos a alopecia não tem cura.

Avaliação laboratorial: Em casos suspeitos de eflúvio telógeno está indicada a realização dos seguintes exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.