O que fazer para as plantas ficarem verdes?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

É através dos adubos que as plantas recebem as “vitaminas” que mais precisam. No caso das plantas, os nutrientes mais importantes são nitrogênio, fósforo e potássio, também conhecido como NPK que vem no rótulos de muitos adubos.

Como usar borra de café nas plantas
Quando bem colocada no solo, a borra de café induz a circulação adequada de água e ar nos vasos de plantas e hortas domésticas, fazendo com que sua drenagem seja ideal. Isso ajuda os microorganismos responsáveis pela saúde das plantas em sua casa.

Água e limão. Outra forma de recuperar as folhas murchas é colocá-las em uma tigela com água fria e acrescentar suco de limão. Dessa vez, você deve deixá-las na geladeira por 1 hora. Após passar o tempo, as folhas estarão boas para consumo.

A clorofila é a substância responsável por conferir essa coloração a grande parte das plantas. Ela está presente nas células, em pequenas estruturas das folhas, chamadas de cloroplastos. A clorofila das plantas dá essa tonalidade tão conhecida entre os apaixonados pelo espaço verde.

“Se irrigamos a planta usando água com açúcar, ele pode servir de alimento para microrganismos”, explica Daniel.

A cebola — em torno de 200 gramas —, ótima para o combate de pragas, deve ser batida no liquidificador com dois litros de água. Contudo, é importante deixar o composto descansar por dez dias antes de utilizá-lo. Passado esse período, basta diluir 330 mililitros em outro litro de água e aplicar a mistura nas plantas.

Borra de café e casca de ovo
O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas.

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Usando pó de café
Embora nem sempre seja recomendado, há uso no jardim para os grãos moídos de café também. Por exemplo, você pode polvilha-lo em torno de plantas que adoram solo ácido, como azáleas, hortênsias, mirtilos e lírios.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

A canela é um eficaz fungicida e bactericida, além de espantar insetos e ácaros das plantas.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Muitas vezes, quando isto acontece, a planta leva umas quatro semanas para se recuperar e volta a viver com alguma perda de ramos e folhas. O fato é que quando casos como estes ocorrem, ficamos na dúvida se a plantinha irá ou não resistir, voltando a vegetar.

Replante em um outro vaso ou canteiro, com o solo devidamente tratado com substratos que você encontra em lojas de jardinagem. Regue o suficiente para deixar a terra úmida. Pulverize as folhas com água. Verifique o local que a planta está e se esse não é o motivo pelo qual ela ficou com as folhas secas.

A clorofila é o pigmento responsável por dar cor aos vegetais. Esse pigmento natural, que é encontrado no interior dos cloroplastos, é o mais abundante nas plantas e está presente principalmente nas folhas.

Algumas plantas cujas folhas não são verdes possuem clorofila, só que ela fica mascarada pela presença de outros pigmentos. É o caso do arbusto conhecido como groselheira (Hibiscus acetosella) que tem folhas vermelhas, ou da bromélia (Aechmea nudicaulis), com folhas amarelas.

Você já deve ter observado que nem todas as folhas são verdes, existem folhas vermelhas, amarelas, enfim. Essa variação na coloração das folhas deve-se ao fato de que não existem apenas pigmentos verdes nesse órgão. Além da clorofila, encontramos nos cloroplastos o pigmento chamado de carotenoide.

Mas afinal, qual o efeito do leite nas plantas? As mesmas propriedades do leite que são boas aos seres humanos também funcionam para as plantas. O cálcio, por exemplo, além de agir no crescimento das plantas também ajuda a prevenir a podridão de suas extremidades, que é causado pelo déficit do nutriente.

Você já deve ter ouvido falar que deixar sal de cozinha cair na terra das plantas não é uma boa ideia, e que o sal “queima” as plantas. Isso é verdade, pois quando em excesso, o sal faz com que a planta seque e morra. Sal em pequenas quantidades é inofensivo, mas em grandes quantidades… pode matar a planta.