O que fazer para aproveitar a juventude?

Perguntado por: rpeixoto4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

O que fazer para aproveitar melhor seus vinte e poucos anos

  1. Faça uma lista com suas metas e não esqueça de dar uma lidinha nela de vez em quando. ...
  2. Viaje, mesmo que seja só para onde dá. ...
  3. Cerque-se de pessoas que fazem você se sentir sortudo por conhecê-las. ...
  4. Elogie mais os outros. ...
  5. Não tenha medo de começar de novo.

É necessário conversar sobre as fontes de informação e sobre o uso seguro das redes sociais. Mais do que tudo, este é momento de fortalecer a confiança e aprendermos que compartilhar sempre é a melhor solução. Por isso, nós pais temos que aprender a nos comportarmos como cúmplices dos nossos adolescentes.

7 técnicas para aproveitar melhor o tempo

  1. Elimine a preguiça da rotina. ...
  2. Pratique alguma atividade física. ...
  3. Acorde cedo. ...
  4. Use a agenda. ...
  5. Tenha uma “válvula de escape” ...
  6. Redes sociais só na hora marcada. ...
  7. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Eles priorizam atividades que atinjam objetivos, não conexões significativas. O estudo revelou que 69% dos integrantes dessa faixa etária sentem que as pessoas à sua volta “não estão mesmo com eles”, e 68% sentem que ninguém os conhece de verdade.

Construção da identidade e autonomia
Do ponto de vista psicossocial e cognitivo ocorrem passos fundamentais do desenvolvimento. A construção da identidade é uma tarefa de extrema importância ao longo de toda a adolescência, definindo-se a personalidade, valores, identidade sexual e vocacional/profissional.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

Os desafios da adolescência

  1. Baixa autoestima. Por razões hormonais, os adolescentes passam por transformações em sua aparência de modo bastante abrupto. ...
  2. Falta de disposição. É muito comum que os adolescentes sintam-se frequentemente cansados. ...
  3. Isolamento social. Os adolescentes desejam ser aceitos e integrados aos grupos.

O estatuto dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.

6 Dicas para viver intensamente o hoje e aproveitar o presente.

  1. Tente não criar expectativas.
  2. Controle a ansiedade.
  3. Seja você
  4. Não se distraia com tecnologias.
  5. Dê o seu melhor todos os dias.
  6. Tire um tempo para você

Aproveitar a vida é viver no presente e criar rituais para o seu bem-estar físico e emocional! Você tem reservado um tempo do seu dia para descansar? Tem celebrado as suas conquistas? Tem exercitado novos hábitos?

Você não pode ser você mesmo se você nem sabe quem é. Portanto, esse deve ser o seu primeiro objetivo para ser você mesmo: descobrir quem você é. Trabalhe nisso, pense em coisas que você gostaria ou não de fazer, de ser e de vivenciar. Depois que tiver pensado em quais são os seus valores, defina-se em termos.

Para valorizar as coisas simples da vida, é preciso estar atento a elas. É importante parar um pouco para olhar em volta e perceber o que está acontecendo à nossa volta. Às vezes, basta um olhar mais atento para repararmos nas pequenas coisas que fazem parte do nosso dia a dia e que podem nos trazer muita alegria.

Muito tempo longe das escolas, dificuldade em criar vínculos fora do espaço virtual e prejuízos à saúde mental são algumas das razões para que parte dos jovens deixem de acreditar no próprio futuro. A adolescência é um período de transformação.

Passamos grande parte do nosso dia em companhia de outras pessoas, seja para trabalhar, estudar e até mesmo para se divertir, por tanto deve ser normal estar entre pessoas. Querer ficar sozinho de vez em quando é muito normal e até mesmo saudável, mas nunca devemos nos esquecer da importância de se viver em sociedade.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

Os jovens da geração Z aprendem de maneiras múltiplas; uma variedade de fontes articuladas pode integrar seus materiais de aprendizado. Esses jovens são multifocais e convergentes, ou seja, convergem conteúdos por meio de plataformas diferentes.