O que fazer para amolecer uva-passa?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para a massa ficar mais macia, mais suculenta, você deve deixar a uva de molho em água, ou algum outro líquido, por 1 hora, 1h30, até ela inchar e reidratar. Em uma farofa, por exemplo, por que, muitas vezes, fica ruim? Porque a textura da uva-passa seca destoa do restante.

O prazo de validade, em média, é de seis meses. O importante é que você pode manter a temperatura ambiente, não precisa guardar em geladeira”, explica a nutricionista Ana Lúcia Corrêa.

Outra dica boa é hidratar as passas antes de colocar na receita, pois isso faz com que elas fiquem mais suculentas e macias. Pode ser com água, mas fica melhor ainda com conhaque, ou rum. Fica uma delícia!

Como conservar? Aberto ou em saco de papel/plástico: consumir em até 14 dias. Pote de plástico: consumir em até 30 dias. Pote de vidro: consumir em até 10 meses.

Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por aproximadamente 20 minutos. Retire e enxágue-os.

4) Ajuda o coração. Uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

Entenda que a uva-passa, um dia, já foi uma uva gostosa, carnuda, recém-tirada da paineira. Para a massa ficar mais macia, mais suculenta, você deve deixar a uva de molho em água, ou algum outro líquido, por 1 hora, 1h30, até ela inchar e reidratar.

As uvas passas também contam com diversas propriedades medicinais naturais. São muito nutritivas e adicionam um sabor delicioso às receitas. Estes são alguns de seus benefícios: Ajudam a promover a saúde do fígado e dos rins.

Uvas-passas também são detox, pois ajudam o fígado a acelerar o processo de desintoxicação do corpo.

Além de saborosa, a uva passa proporciona energia e tem alto teor de vitaminas e minerais. Um de seus benefícios mais conhecidos é a presença de antioxidantes como os flavonoides, fenóis e polifenóis, compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, eliminar os radicais livres e prevenir o dano celular.

Por conta da fermentação, as uvas que estiverem estragando soltam um forte cheiro de vinagre. As uvas frescas devem ter um perfume adocicado, por isso, se pegar um cacho e sentir um cheiro ácido, procure outro! Você também deve prestar atenção nas manchas amarronzadas que geralmente acompanham o cheiro de vinagre.

Conservação: recomenda-se embalar a vácuo ou fechar hermeticamente, mantendo em lugar frio e seco. Conservação: quando sem casca, recomenda-se conservá-lo refrigerados ou congelados (não é recomendado congelá-los com casca).

Frutas secas, cristalizadas e castanhas
Nozes, damascos, uvas passas, amêndoas e avelãs podem ser congeladas por até um ano. Para isso, basta colocá-las dentro de saquinhos próprios para o congelador, retirar o máximo de ar e pronto.

É possível deixar uva na água para mantê-la fresca e hidratada. No entanto, é importante ter cuidado para não deixá-la submersa por muito tempo, pois isso pode fazer com que a fruta apodreça mais rapidamente. O ideal é colocar as uvas em um recipiente com água por no máximo duas horas antes de consumi-las.

Como consumir uva passa no dia a dia? Além de consumir as uvas passas como aperitivo, junto com um mix de frutas secas, sementes e castanhas, uma boa dica é usá-las para incrementar o iogurte no café da manhã. Assim, você aumenta a saciedade e inclui mais nutrientes na dieta.

Prazo de validade de 9 meses – Conservar em local seco, arejado, sem incidência de luz solar direta. Após aberto, guardar em pote hermeticamente fechado ou na própria embalagem fechada com o zíper, e consumir em até 30 dias.

Morango, uva, ameixa e outras frutas com casca muito finas têm que ser armezenadas em geladeira, senão perdem muito rápido. Dispositivo não suportado.

5 dias

Como Conservar: Assim que chegar do mercado coloque as uvas em um saco plastico com furos e acomode na parte de frutas da geladeira por até 5 dias, mas lembre-se elas estarão mais gostas nos 3 primeiros dias, depois disso começa a murchar e estragar.

Misturei uma proporção de três para um de água com vinagre de álcool, repetindo o mesmo processo do método anterior. Mergulhe as uvas que devem estar descoladas do cacho e lavadas na solução. Depois de alguns minutos de molho, separe as porções para consumo e congelamento.