O que fazer para aliviar uma crise de asma?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Incline o tronco dela ligeiramente para frente, colocando cotovelos para repousar nas costas da cadeira, ajudando assim a melhorar a respiração; Pergunte sobre algum remédio para asma, como a bombinha, e ajude-a a aplicá-lo; Caso a bombinha não esteja por perto e a crise não melhore, chame a ambulância rapidamente.

Massagear a área do coração ajuda a mantê-lo funcionando até a ajuda chegar. Então se a crise estiver muito forte, você pode começar uma massagem para que melhore a situação, mas se não conseguir fazer isso, chame por alguém rapidamente!

Os mucolíticos, como bromexina, acetilcisteína e ambroxol, são exemplos de medicamentos que ajudam a aliviar a tosse mucosa. Os medicamentos agem na redução da densidade do muco, eliminando-o com mais facilidade.

Existem outras soluções além da bombinha? Há diversos tipos de remédios para asma, Além dos comprimidos, há os que utilizam a nebulização ou inalação, com aparelhos compressores de ar e inaladores ultrassônicos.

Melhor posição para dormir para quem tem asma
Como destaca um artigo da Global Allergy & Airways, para quem sofre desse distúrbio, a melhor posição ao dormir é de costas, com travesseiros extras para deixar mais alto. Essa posição aumenta a capacidade respiratória, pois contrai menos os pulmões.

Pacientes com asma desenvolvem, com maior frequência, os sintomas da doença durante a noite. Os sintomas noturnos da asma podem ser induzidos pelo aumento da exposição às substâncias alérgicas, ciclo biológico, posição para dormir, entre outros fatores associados ao sono.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma. Mas há casos em que o paciente deve se dirigir até uma unidade de saúde para receber metilprednisolona por via endovenosa.

O broncodilatador é o remédio que deve ser usado nas crises para abrir os brônquios que se fecharam e assim melhorar a tosse, o chiado e a falta de ar (tratamento de ALÍVIO). Todo broncodilatador acelera um pouco o coração e causa um pouco de tremores (efeitos colaterais).

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

– esforço físico; – aspectos emocionais; – exposição ao ar frio; – outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.

A falta de ar normalmente pode ser controlada com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar (extra). O primeiro passo para o controle é encontrar o que está causando o problema.

O Xarope 44E® não deve ser utilizado por pacientes que apresentem úlcera ou gastrite, excesso de catarro, tosse persistente ou crônica como as que ocorrem em fumantes, em pessoas com asma, bronquite crônica ou enfisema, a menos que recomendado por um médico.

AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO.

Quanto tempo pode durar uma crise de asma? Há crises asmáticas que duram minutos, horas ou até dias. Mas é preciso atenção ao agravamento de sintomas como dispneia e cansaço, que devem passar depois de um dia. Caso se mantenham ou se agravem, é recomendado procurar ajuda médica.

Em casos mais graves, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Os sintomas são: dificuldade em respirar, pele com coloração roxa ou azulada, cansaço extremo e confusão mental. Apesar de não ter cura, a doença deve ser tratada e controlada.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

Adultos, 4-10 puffs a cada 20min, preferencialmente com espaçador. Crianças: 1 puff / 2-3Kg a cada 20 min, preferencialmente com espaçador.

O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena.

Dentre os alimentos que melhoram os sintomas da asma destacam-se as frutas, legumes, verduras, peixes, grãos integrais, sementes, castanhas e azeite. Já os alimentos que pioram os sintomas da asma e devem ser evitados, de forma geral, incluem aqueles mais alérgenos, como o amendoim, a farinha de trigo e o leite.