O que fazer para aliviar o ardor da infecção urinária?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 14 votos

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário.

Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit). A substância também é indicada para amenizar o desconforto depois de cirurgia, exame ou trauma que irrite a mucosa do trato urinário baixo (que inclui uretra e bexiga).

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos. Uma boa hidratação ajuda a expulsar as bactérias para fora da bexiga. Em casos de pielonefrite (infecção dos rins), repouso é recomendado. Se a causa subjacente é uma malformação do trato urinário ou obstrução da bexiga, poderá ser necessária terapia adicional.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções.

A ardência ou dor ao urinar é um sintoma que pode indicar várias doenças, entre elas a infecção urinária, por isso, não significa dizer que são necessariamente o mesmo problema. É comum sentir essa dor quando há alguma inflamação no trato urinário, ou seja, na região onde a urina é produzida, armazenada e expelida.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Frutas cítricas
As melhores opções para infecção urinária são: abacaxi, laranja e limão.

Beba muita água
Tente beber pelo menos 2 litros por dia.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

A infecção urinária é um tipo de inflamação provocada por bactérias que atinge diferentes estruturas do trato urinário, como a uretra, a bexiga e os rins. Provoca principalmente dificuldade, dor ou ardência na hora de urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

Banho de assento
A prática pode ser adotada por quem deseja saber como aliviar infecção urinária imediatamente. Durante o banho, utiliza-se propriedades anti-inflamatórias e analgésicas de ervas e óleos essenciais, como camomila, sândalo, barbatimão, vinagre de maçã e sais de Epsom.

Aspargo; Salsa; Graviola; Cenoura, entre outros aliados no combate à infecção.