O que fazer para aliviar dores nos pés de diabéticos?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

5 dicas para cuidar do pé diabético

  1. 1) Verifique diariamente se a pele dos pés está íntegra.
  2. 2) Mantenha os pés limpos e use calçados confortáveis.
  3. 3) Nunca fique descalço.
  4. 4) Controle a taxa de açúcar.
  5. 5) Trate os ferimentos imediatamente.

Após o médico classificar as lesões do pé diabético, as formas de tratamento ocorrem pelo uso de antibióticos, pelo uso de pomadas antimicrobianas no local afetado, pelo uso de medicamentos controladores da diabetes, por mudanças na alimentação e com a realização de curativo diário nas feridas.

Diabéticos podem usar antiinflamatórios desde que acompanhados por um médico. Uso deve ser pelo menor tempo possível. Caso o diabético seja portador de alguma complicação ( ex: insuficiência renal) o uso deve ser restringido. Procurar dar preferência para antitérmicos e analgésicos ( ex: paracetamol).

Lave os pés diariamente com água morna. Seque-os com cuidado, especialmente entre os dedos, área que costuma ficar mais úmida. Se você usa hidratante, evite passá-lo entre os dedos. Use calçados confortáveis e meias limpas que não estejam furadas nem tenham costuras que possam machucá-los.

Fitoscar e Regederm são pomadas que auxiliam na cicatrização dessas feridas, mas apenas um cirurgião vascular saberá indicar o tto adequado com antibioticos ou desbridamento se necessários.

Sintomas: – formigamento; perda da sensibilidade local; dores; queimação nos pés e nas pernas; sensação de agulhadas; dormência; além de fraqueza nas pernas. Tais sintomas podem piorar à noite, ao deitar.

A neuropatia diabética é uma complicação do diabetes, que afeta os nervos periféricos (das extremidades, como mãos e pés). No estágio inicial, a neuropatia diabética pode não causar nenhum sintoma, mas, conforme evolui, sintomas como dor, falta de sensibilidade no local, formigamentos e falta de força podem surgir.

A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.

O pé diabético não tem cura, mas existem tratamentos que podem ser efetuados caso surjam complicações. Nunca é de mais referir que um controlo adequado da doença (diabetes) é extremamente importante e que devem ser seguidas todas as medidas preventivas atrás enunciadas.

O Creme Hidratante Goicoechea DiabetTX é indicado para peles secas e extrassecas, sendo recomendado, principalmente, para pessoas que têm diabetes.

Um spray de insulina, desenvolvido por indústrias dos EUA, pode ser a solução para substituir as injeções que pacientes de diabetes precisam tomar diariamente para manter o nível de glicose (açúcar) no sangue. O spray funciona como um inalador utilizado por indivíduos com asma.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Se for eficaz em pacientes com síndrome de Wolfram, o dantrolene também poderá ser um tratamento viável para pacientes com formas mais comuns de diabetes, pois a calpaína 2 está hiperativa em modelos celulares das formas mais comuns de diabetes.

Tente levantar os pés e aplicar gelo durante 20 minutos de cada vez. – Massagear suavemente os pés pode ajudar a relaxar os músculos tensos e aliviar a dor. Tente usar uma bola de tênis para massagear a planta dos pés. – O uso de sapatos que oferecem bom amortecimento podem ajudar a reduzir a dor nos pés.