O que fazer para aliviar dor de vacina no cachorro?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

facilite o repouso e deixe o cachorro descansar; procure dar banho sempre antes da vacina, não nos dias imediatamente seguintes, em caso de aumento da temperatura, converse com um veterinário sobre o uso de antitérmico ou analgésico.

Em um primeiro momento, você pode tentar acalmar um cachorro com dor fazendo carinho e dando colo, além de procurar um veterinário o mais rápido possível. Por fim, lembre-se que o seu cão não pode falar, então, sem um exame clínico, você apenas fará suposições sobre o que ele está sentindo.

Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos.

Dipirona, portanto, pode ser sim usada quando for recomendado por um médico veterinário.

Por fim, caso o animal esboce alguma reação após a vacinação, é importante tomar alguns cuidados: Evite tocar o local. Evite pegar o pet no colo toda hora. Converse com o veterinário sobre analgésicos e antitérmicos para cachorro caso ele tenha dor e febre.

Por isso, é comum bebês terem esse sintoma, mesmo que de forma passageira e nos 2 primeiros dias após a aplicação da vacina de 2 meses.

PikLuc. É um dessensibilizador para alívio da dor na hora de aplicar a vacina. Possui minipontas, que ao pressionarem o local da aplicação, sensibilizam os nervos da região e alivia a sensação da dor causada pela agulha.

Aplique uma compressa fria no local. Não deve ser quente, nem gelada, mas na temperatura ambiente. No banho, é recomendado evitar também que a água quente caia diretamente no braço dolorido.

Lavanda: pode acalmar, desestressar, combater dores e ajudar contra a indigestão. Valeriana: tem poder levemente sedativo, aliviando o estresse e a ansiedade. Boldo: diminui gases, ajuda a tratar o fígado e diminui sintomas de enjoo e desconforto abdominal.

Qual a dosagem correta de dipirona? Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Quando um cão manifesta agressividade, este pode ser mais um entre os sinais de que o cachorro está com dor, podendo até mesmo morder quando são tocados na região em que está o desconforto. Vale ficar atento a qualquer mudança perceptível no comportamento do pet, identificando rapidamente que há algo errado.

O Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação recomenda compressa fria no local, nas primeiras 24-28 horas após a aplicação (nos casos de dor e reações locais intensas) para fazer vasoconstrição e assim reduzir o processo inflamatório local e consequentemente a dor local.

Apesar de ser extremamente importante para a saúde dos cães, a vacina V10 pode provocar algumas reações, entre elas: febre, cansaço, vômitos, diarreia, sensibilidade, falta de apetite, sede em excesso, dor no local da aplicação, entre outros.

Alivie a dor na região da vacina
Uma das formas de minimizar esse desconforto é aplicar uma bolsa de água fria no local, que amenizará a sensação. Não deve ser feita compressa morna ou quente, pois isso irá interferir com a absorção da vacina.