O que fazer para aliviar ardência na cesárea?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Como Curar a Inflamação da Cesárea e os Cuidados Para Evitar

  1. Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida, diclofenaco ou ibuprofeno.
  2. Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador.
  3. Antibióticos: cefalexina (apropriado para amamentação).

A cirurgia da cesárea corta pele, músculos e a parede do útero, não tem corte na região do períneo por exemplo, mas pode haver lesões de nervos que levam a essa dor em ardência.

Higienização dos pontos da cesárea
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

Isso porque a inflamação faz parte de um dos processos de cicatrização. Logo, ao sentir que eles estão inflamados, com uma vermelhidão nos pontos da cirurgia, mantenha a região higienizada e fora da exposição solar, a ferida precisa de um tempo para cicatrizar. Os casos de deiscência são mais comuns nessa fase.

Levantar-se pela primeira vez
Porém, devemos lembrar que o corte é ainda bastante recente e sim, pode doer, arder e até mesmo latejar.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

4. Fazer exercícios leves. A partir do segundo dia após o parto, já se recomenda fazer caminhadas leves por 5 minutos diários para ajudar na recuperação. Cerca de 6 semanas após a cesárea já é possível fazer atividade física leve e sem impacto, como caminhadas mais longas, desde que seja liberado pelo médico.

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

Conforme o efeito da anestesia vai passando, você poderá sentir dor para tossir, espirrar e dar risada. Nessa hora, colocar um travesseiro sobre o corte pode ajudar.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Cicatriz retraída: por apresentar uma tensão, ela repuxa os tecidos de onde se localiza, restringindo movimentos normais da área.

O Seroma é definido como o acúmulo de líquido, produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos (exsudato), localizado sob retalhos cutâneos ou no espaço morto após o procedimento cirúrgico, sendo caracterizado pela presença de área de flutuação.

Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).