O que fazer para aliviar a rinite alérgica?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como aliviar a rinite com estes pequenos hábitos

  1. 1) Lavagem nasal contra rinite hoje, amanhã e sempre.
  2. 2) Evite os alimentos que pioram a rinite.
  3. 3) Para aliviar a rinite no inverno, tente isso.
  4. 4) Um nariz bem hidratado é o carro-chefe contra a rinite.
  5. 5) Limpe os ambientes corretamente.

Agentes causadores e sintomas
Os maiores agentes causadores dos sintomas da crise de rinite são o pólen, mofo, insetos — como ácaros e baratas —, ou alérgenos de animais — como pelos, penas e saliva —, além da transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Fazer inalação com tomilho ou eucalipto
O tomilho e o eucalipto são plantas com excelentes propriedades para as vias aéreas, sendo capazes de reduzir a inflamação e permitir a saída das secreções, aliviando a coriza e a sensação de nariz entupido da rinite alérgica.

Esses problemas são causados por vírus ou bactérias. No entanto, há pessoas que têm problemas de origem alérgica relacionados ao frio. Sendo assim, alguns quadros clínicos podem ser desencadeados pela exposição a temperaturas mais baixas, como sinusite, asma, rinite e urticária. Portanto, é MITO!

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Crises de rinite alérgica podem durar alguns dias, semanas ou até meses, conforme o tempo de exposição da pessoa a determinado alérgeno (substância responsável por causar a crise alérgica).

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

3 opções de chá para rinite que vão te ajudar a enfrentar a...

  • Chá de gengibre. iStock. Segundo Rafael, “o gengibre tem forte propriedade antioxidante e antialérgica, além de ser um estimulante de imunidade, por isso pode ajudar bastante nas crises de rinite”. ...
  • Chá de hortelã iStock. ...
  • Chá de tomilho. iStock.

A rinite crônica é a forma grave da rinite alérgica, em que há inflamação das fossas nasais que se manifesta frequentemente através de crises alérgicas intensas por mais de 3 meses consecutivos, resultando em nariz escorrendo com frequência, espirros constantes e nariz entupido.

dificilmente os alimentos são causa de rinite alérgica, menos de 5% podem piorar a rinite principalmente alimentos proteicos como leite de vaca e ovo, deve se fazer consulta com o alergologista para realizar testes alérgicos.

Os principais tipos de remédios que podem ser usados em quadros de alergia são:

  1. Anti-histamínicos. ...
  2. Descongestionantes. ...
  3. Corticoides. ...
  4. Broncodilatadores. ...
  5. Cromonas. ...
  6. Imunossupressores. ...
  7. Antileucotrienos.

– Vinagre de maçã: A mistura de uma colher de chá de vinagre de maçã e 1/2 copo de água é suficiente para aliviar a crise de rinite alérgica, prefira tomar sempre pela manhã.

A rinite alérgica se manifesta quando a pessoa entra em contato com determinados “gatilhos”, como: pelos de animais, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros (animais microscópicos que se alimentam de fungos e ...

Coceira e espirros
Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.

Evite Friagem. Alguns exemplos: mudanças bruscas de temperatura; ar condicionado; pé descalço; geladeira; lavar cabelo tarde, se lavar seque imediatamente. Evite perfumes e cheiros como: tinta, inseticidas, obras e fumaça de cigarro.

Para evitar complicações maiores é possível seguir algumas dicas para aliviar os sintomas, são elas: 1- Faça lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%: a melhor prevenção para infecções. É recomendado lavar o nariz duas a três vezes ao dia. O soro fisiológico pode ser aplicado com uma seringa, conta-gotas ou spray.

Nasonex é indicado para o tratamento dos sintomas de rinite alérgica sazonal e perene, como congestão nasal, coriza, coceira e espirros, em pacientes adultos e pediátricos (a partir de 2 anos de idade).

Suco de laranja ajuda a amenizar as crises alérgicas.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.