O que fazer para aliviar a dor nos testículos?

Perguntado por: hhilario5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia caso a dor não passe, para fazer reparos nas veias afetadas e o sangue circule pelos vasos saudáveis.

Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço. Uma vez desaparecido o inchaço, banho de assento em água morna aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada.

É uma inflamação nos testículos, que pode ter como causa: vírus, bactérias, fungos, parasitas ou traumatismo no local. Geralmente, ela costuma provocar dores e inchaços.

"O que normalmente causa mais problemas quando um homem fica muito tempo excitado, se masturbando, sem chegar à ejaculação, é uma dor, um desconforto na região dos testículos por causa do acúmulo de sangue, o que acaba sendo muito desconfortável", explica o médico.

Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal:

  1. Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos;
  2. Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar;
  3. Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.

Infecções por microrganismos figuram entre as principais causas de dor nos testículos, existem dois tipos delas a orquite e a epididimite. A orquite é uma infecção causada por bactérias ou vírus que afetam o testículo, a inflamação pode afetar tanto um quanto ambos, mas na maioria dos casos apena um lado é afetado.

A torção testicular está associada principalmente à dor aguda, súbita e localizada em um dos testículos. Devido ao caráter muito intenso da dor, não é raro que irradie pela região abdominal inferior, podendo ainda causar náuseas e vômitos.

Além disso, o urologista cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.

Também chamada de orquite, a inflamação testicular costuma causar os seguintes sintomas nos homens:

  1. Dor e inchaço nos testículos;
  2. Urina turva ou com sangue;
  3. Ejaculação escura ou com sangue;
  4. Sudorese testicular;
  5. Dor abdominal, cansaço e mal estar em casos mais graves.

O tempo de duração depende da causa e da resposta individual do paciente, e pode levar de dias e algumas semanas.

Os sinais mais comuns são:

  • caroço perto do testículo;
  • dor durante a ejaculação;
  • sangue no sêmen;
  • inchaço na bolsa escrotal;
  • aumento da sensibilidade na área da virilha;
  • secreção na uretra;
  • micção urgente ou frequente;
  • dor para urinar.

A vitamina D consegue atuar nos testículos e auxilia na manutenção da sobrevivência e das funcionalidades dos espermatozoides já maduros. Sua deficiência provoca redução do volume de gametas e diminuição da fertilidade masculina. Ela auxilia na espermatogênese, processo de produção de espermatozoides no organismo.

A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Dor. Assim como a sensação de desconforto, a hérnia abdominal também causa dor na região do abdômen, devido à formação do orifício na parede abdominal e o seguido deslocamento dos órgãos que provoca a hérnia. A dor pode ser maior em alguns momentos, quando há a compressão dos órgãos no espaço da parede abdominal.