O que fazer para aliviar a dor emocional?

Perguntado por: lazambuja7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

11 dicas para lidar com a dor emocional

  1. Envolva-se em um novo hobby.
  2. Movimente o corpo — qualquer exercício físico é de grande ajuda para seu bem-estar mental.
  3. Medite.
  4. Experimente técnicas de relaxamento.
  5. Escreva. ...
  6. Cuide da higiene do sono.
  7. Dê maior atenção ao autocuidado. ...
  8. Desenvolva um diálogo interno positivo.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Tipos de dor emocional
A depressão exige atenção médica e pode provocar dores nas costas e nos músculos, cansaço, dores de cabeça, problemas de visão e problemas digestivos. Já a tensão nos músculos, dor no peito e respiração curta podem ser causadas pela ansiedade, que libera adrenalina, assim como a raiva e o medo.

A dor emocional dura cerca de 10 a 20 minutos, se passar desse tempo na verdade você estará sofrendo por pensar mais do que deveria à respeito de sua tristeza, aumentando assim em sobremaneira a dor, tornando o seu ambiente emocional negativo e até mesmo insuportável.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.

O sofrimento do passado, traumas, angústia, decepções podem ser manifestados através de dores do corpo, como forma de livrar-se do que está guardado nas lembranças escondidas no inconsciente. Quando o sofrimento emocional se transforma em dor física, ele é denominado transtorno de conversão.

1 Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor. 2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. 3 Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda; no caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.

Salmo 133

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Como acabar com as emoções negativas
Se conseguir, medite. O pequeno intervalo alivia as emoções ruins e evita que a negatividade se acumule. 2. Mantenha um diário para expor seus pensamentos e sentimentos e coloque no papel todas as suas mágoas, medos, dúvidas e angústias.

Respire profundamente. A vontade de chorar pode ser seguida pela respiração acelerada. Logo, acalmar a respiração através da respiração profunda pode afastar ou diminuir a vontade de chorar. Além disso, respirar profundamente relaxa o corpo e a mente, dispersando tensões musculares e sentimentos incômodos.

Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos…

O que é crise emocional? De forma objetiva, a crise emocional se trata de um desgaste psicológico que pode acontecer devido diversos fatores que ocorrem na vida da pessoa, sejam eles problemas familiares, questões financeiras, problemas no trabalho, entre muitos outros fatores.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza.

Procure se conhecer melhor. Observe o que passa na sua cabeça e o que te faz sofrer. Tente entender o quanto você contribui para aumentar esse sofrimento. Reconheça e aceite e se aceite.