O que fazer para aliviar a dor do desmame?

Perguntado por: lalmada5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O uso de paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor (embora o ibuprofeno seja contraindicado para quem sofre de asma).

Um bebê, depois do desmame, deve ingerir cerca de 600 ml de leite por dia, o que dá mais ou menos três mamadeiras. é importante ele continuar consumindo leite, pois é rico em cálcio, um dos minerais mais importantes nessa fase.

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

Beber menos água e outros líquidos porque eles são essenciais na produção de leite, e com a sua restrição, a produção naturalmente diminui; Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele.

Não fale do desmame na frente do bebê, nem mesmo se você acha que ele não está ouvindo.
...
Dedique tempo para a criança.

  1. Brinque no chão, volte a ser criança.
  2. Inclua a criança na rotina de casa: Convide a ajudar na cozinha, limpar a sala, pendurar roupas.
  3. Mostre que confia nele. Dê pequenas tarefas, adequadas para a idade.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

Sempre que seu bebê apresentar sinais de sono, coloque-o para dormir com muita paciência sem mamar/chupeta e isso vai, naturalmente melhorar suas noites, sem tanto estresse e choro. Se a criança tiver a habilidade física de dormir sem sugar, ela vai dormir em qualquer horário sem dificuldade.

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.

Quando, mesmo após essas considerações, a mãe ainda está determinada a desmamar completamente o bebê, podemos fazer isso da forma mais respeitosa possível. O processo leva por volta de 30 dias sem traumas e desconfortos. É preciso criar uma rotina que faça com que o bebê peça menos para mamar.

Realizar o desmame de forma abrupta não te fará bem, pelo ingurgitamento, dor e até infecção, e também não fará bem ao seu bebê, que sentirá a mudança. Caso esse processo seja feito muito rapidamente, a criança pode sentir e refletir isso em seu comportamento, com ansiedade, raiva, despertares.

As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.

O desmame, enquanto perda do objeto mítico de satisfação (seio materno) assume importância à díade por confrontar o bebê com perdas necessárias à conquista progressiva de laços sociais, enquanto para a mãe expressa a retomada de aspectos constitutivos da sua própria sexualidade - considerando-se as repercussões na ...

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

Dicas para desmame gentil

  1. Não ofereça mais o seio. Não convide seu bebê para mamar, no desmame gradual você espera a criança pedir. ...
  2. Reduza as mamadas aos poucos. Vá diminuindo a quantidade de mamadas por dia, assim como a duração delas, gentilmente. ...
  3. Converse com seu filho. Não subestime seu bebê.

Algumas pessoas recomendam oferecer cada vez menos leite ou menos tempo de seio nas mamadas ou reduzir gradualmente o número de mamadas da madrugada Dessa forma bebê acostumaria a ingerir menos alimento ao longo dos dias e, teoricamente, deixaria de precisar se alimentar durante a noite.