O que fazer para aliviar a dor de uma pancada na unha?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Dicas

  1. Evite arrancar a unha afectada;
  2. Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor;
  3. Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação;
  4. Mantenha a área devidamente limpa.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Deve-se colocar gelo imediatamente após a pancada e a mão deve ser elevada (dedos voltados para o teto). Deve-se buscar atendimento médico dentro do período de uma semana da lesão. É de extrema importância que se busque atendimento médico imediato se houver sangue sob a unha ou soltura da mesma.

Imobilização com uma tala metálica por 1 semana e utilização de anti-inflamatórios são suficientes na maioria desses casos. Se o hematoma for muito extenso e causar dor, 2-4 perfurações com agulhas estéreis podem ser realizadas na unha para drenar o hematoma e aliviar o desconforto.

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

O sintoma mais característico da Onicólise é o desprendimento da placa ungueal. Ele acontece tanto da ponta da unha em direção à cutícula (Onicólise distal), como partindo da cutícula até a ponta da unha (Onicólise proximal).

A água morna, além de relaxar os pés e tirar um pouco a dor, vai amolecer a unha, sendo assim, mais fácil de tratar (cortar ou tirar debaixo da carne). Pegue um recipiente grande e despeje a água morna e sal (pode-se usar, no lugar do sal: iodo, vinagre branco ou água oxigenada, aí fica ao seu critério).

A inflamação surge quando bactérias comuns da pele conseguem contaminar feridas produzidas ao redor da unha, geralmente após pequenos traumas, como lesões na cutícula, roer as unhas, cortar a unha em excesso, topadas com o dedão do pé, uso de sapatos apertados, ou quando a manicure “tira um bife” do seu dedo.

Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico.

Sim, o ibuprofeno, caso ele não tenha contraindicações, seria uma boa opção.

Ao ocorrer uma lesão de ponta de dedo a primeira coisa a fazer é limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Nas lesões por esmagamento da ponta do dedo, quando não há corte, pode ocorrer acúmulo de sangue entre a unha e a matriz.

Dicas

  1. Evite arrancar a unha afectada;
  2. Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor;
  3. Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação;
  4. Mantenha a área devidamente limpa.

Em geral, para o tratamento de fraturas e traumas nos dedos dos pés é indicado o uso de analgésicos e antiinflamatórios para a melhora do quadro de dor, além da aplicação de gelo compressas de gelo sobre o local. Nos primeiros dias após a lesão é recomendado o repouso do com a elevação do mesmo.

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha. Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos 1 semana.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Cuida das unhas com o vinagre de maçã
Além de todos os benefícios, o alimento tem propriedades antifúngicas, ou seja, elimina os fungos e as bactérias. Por isso, ele também é indicado quando as unhas estão mais inflamadas e enfraquecidas.

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha irá crescer debaixo da unha existente e a substituirá quando tiver crescido completamente.