O que fazer para aliviar dor de barriga em cães?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Além do uso dos medicamentos prescritos pelo médico-veterinário, outra maneira de tratar cachorro com dor de barriga é oferecer alimentação adequada. Para animais com problemas gastrointestinais, a recomendação é procurar por rações medicamentosas.

  1. Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  2. Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de camomila.

Uma das dicas de como aliviar dor na barriga é realizar posições específicas. Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos.

Buscopan® Composto tem se mostrado eficaz na medicina veterinária, no tratamento de todos os estados espasmódicos intensamente dolorosos do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias. Buscopan® Composto também é eficaz e seguro em casos de gastroenterites de distinta etiologia.

Nem sempre o cachorro vai ter diarreia, mas é possível saber se ele está com dor de barriga por outros sinais, como barriga inchada e dura, desânimo, falta de apetite, respiração acelerada, excesso de gases, sede, dificuldade para urinar ou defecar, náuseas, febre, vômitos, perda de peso e mudanças de comportamento.

A dor de barriga no cachorro é geralmente acompanhada de outros sinais como diarreia, vômitos e falta de apetite. Mas, mesmo que o pet não apresente todos esses sintomas, é preciso ficar de olho quando o cão tem dor abdominal.

O principal sintoma da gastroenterite em cães é a diarreia, que se manifesta não apenas pelo amolecimento das fezes, mas pela presença de muco na matéria fecal. O cão também pode passar a defecar em locais não habituais em sua rotina, além de fazer mais esforço que o normal para eliminar o cocô.

Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

  1. Beba muita água e líquidos.
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão.
  3. Use probióticos.
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico.
  5. Descanse e evite atividades extenuantes.

Qual remédio tomar para dor na barriga? O remédio para dor na barriga mais comum é o butilbrometo de escopolamina, uma substância que pode ser encontrada associada a analgésicos, como paracetamol e dipirona, para proporcionar alívio rápido e prolongado.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Sim, é possível dar luftal para cachorro. Apesar de ser uma medicação humana, muitos veterinários o prescrevem para cães.

Uma outra opção muito eficiente de probiótico que pode ser comprado em farmácias humanas é o Floratil. Para cães de até 10kg administre 1 flaconete de 100mg, duas vezes ao dia por 5 dias. E para cães maiores que 10kg, administre 1 flaconete de 200mg duas vezes ao dia por 5 dias.

O recomendado é uma gota do medicamento para cada kg do animal. Isso significa que um cãozinho de 6 kg tomará seis gotas de dipirona para cachorro. Já a dipirona comprimido para cachorro é mais recomendada para pets que já atingiram a idade adulta ou aqueles de grande porte.

Flocos de aveia: atuam limpando o trato gastrointestinal, favorecendo a eliminação de mucos e resíduos fecais. Abóbora: é muito benéfica para os cachorros e ajuda a regular o trânsito gastrointestinal. Para além de ser útil na prevenção das obstruções urinárias que também podem provocar dor abdominal nos cachorros.

Medicamentos antidiarreicos podem ser administrados para suprimir a diarreia. Alguns probióticos e suplementos naturais podem também ser recomendados, para ajudar no aumento da flora intestinal e reabilitação do trato gastrointestinal.

Quando um cão manifesta agressividade, este pode ser mais um entre os sinais de que o cachorro está com dor, podendo até mesmo morder quando são tocados na região em que está o desconforto. Vale ficar atento a qualquer mudança perceptível no comportamento do pet, identificando rapidamente que há algo errado.

Opções de tratamento para infecção intestinal em cães
Ele começa pelo jejum de 12 horas caso o cão esteja vomitando, além de uma dieta composta por alimentos mais leves e de fácil digestão. Tudo isso deve ser acompanhado por pequenas porções de água, evitando a desidratação do paciente.

Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados. O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago.

De acordo com Daniela, o período de tratamento costuma durar sete dias, mas o tempo de reposição da flora intestinal e a investigação da causa da infecção podem levar entre 30 e 60 dias.