O que fazer para aliviar a dor das tranças?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Aplique óleo vegetal no couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos. Isso trará nutrição e alívio a um possível ressecamento da cabeça. Outra dica é aproveitar a hora do banho para lavar as box braids e o couro cabeludo delicadamente com shampoo, massageando as fibras da trança para que elas fiquem mais frouxas.

Coloque uma camiseta de algodão ou um lenço de seda em seu travesseiro para evitar que suas tranças fiquem presas. Dormir de barriga para cima pode ajudar a evitar que suas tranças sejam esmagadas durante a noite. Você também pode usar uma touca de dormir para proteger suas tranças e mantê-las hidratadas.

Enrole um lenço ao redor da cabeça antes de dormir. Use um pedaço grande de tecido com 100x100 cm para cobrir completamente as tranças e prevenir a criação de frizz no cabelo durante a noite. Você também pode usar um lenço do tipo "meia", que fica por cima das tranças como uma meia ou fronha.

Dormir de trança não faz mal. É só você fazer uma traça mais solta e prender a ponta com um elástico de tecido, como a gente já sugeriu acima.

Respeitar o tempo de manutenção das tranças é fundamental
Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

O atrito do seu cabelo e do jumbo com o travesseiro na hora de dormir podem potencializar o surgimento de frizz durante os dias em que você ficar com a trança boxeadora com jumbo. Por isso, a fronha de cetim é uma das opções que você tem para amenizar o problema.

Com o passar do tempo, as box braids vão desgastando, logo a aparência delas não será mais a mesma, deixando claro que é preciso uma manutenção. Os fios ficam com mais frizz, e é possível perceber pela raiz o quanto o cabelo já cresceu, por isso, o ideal é ficar com as tranças de dois a três meses.

As box braids ajudam o cabelo a crescer
As tranças box braids auxiliam e muito no crescimento dos fios. Quem tem um bom crescimento capilar consegue visualizar os resultados rapidamente.

O nó feito na colocação da box braids pode causar irritação e coceira no couro cabeludo devido a tensão nos fios. Na colocação de tranças sem nós, há flexibilidade imediata para estilizar o cabelo, no entanto a box braids necessita de alguns dias para o manuseio devido a tensão.

“Quando for colocar as tranças, o ideal é estar com o cabelo lavado e sem resíduo algum. O mais importante é que ele esteja desembaraçado, assim facilita o trabalho da trancista e contribui para a agilidade do processo”, indica.

A tração da trança desencadeia o prurido. Quanto maior a tração maior a liberação dos mediadores químicos. A menor tração dos fios de cabelo pode ser entendida pelo organismo como agressão.

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

Ela também sugere passar uma pomada finalizadora da mesma cor do cabelo na área crescida, prender as tranças e usar uma touca de cetim. Isso ajuda a evitar o frizz no local. Outro cuidado essencial para manter as tranças em dia é durante a lavagem.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE: os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.

Comumente usadas por mulheres de cabelos crespos e cacheados, as tranças permanentes também são uma boa solução para quem está passando pela transição capilar ; processo de retirar químicas e alisamentos dos fios ;, pois protegem o fio natural de agentes externos, favorecendo o crescimento.

As tranças ajudam na transição capilar
Uma das coisas mais importantes durante o período de transição capilar é encontrar um penteado que melhore sua autoestima e, também, que disfarce as mudanças do cabelo – principalmente o aumento de volume na raiz, por isso trançar os fios pode ser uma boa solução.

"As tranças comuns não provocam nenhum malefício aos cabelos. O único tipo de trança que pode danificar os fios são as muito apertadas, que puxam a raiz", explica o cabeleireiro Anthony Souza.

Itens como condicionadores, máscaras de tratamento e cremes para pentear são proibidos. Isso acontece porque os cosméticos umectantes podem ficar agarrados nas tranças e acabar prejudicando mais do que ajudando.

As tranças de cultura africana, carregam uma bagagem ancestral muito forte, já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômia para muitas pessoas negras.

três meses

Em média, elas duram três meses. Dependendo do seu tipo de fio, pode ser que as tranças durem menos. As donas de fios mais finos, por exemplo, podem reparar que talvez as box braids comecem a se desfazer antes do tempo previsto.