O que fazer para aliviar a dor da vacina no cachorro?

Perguntado por: dvieira3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

em caso de aumento da temperatura, converse com um veterinário sobre o uso de antitérmico ou analgésico.

Em um primeiro momento, você pode tentar acalmar um cachorro com dor fazendo carinho e dando colo, além de procurar um veterinário o mais rápido possível. Por fim, lembre-se que o seu cão não pode falar, então, sem um exame clínico, você apenas fará suposições sobre o que ele está sentindo.

De acordo com o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac, analgésicos comuns, daqueles que são comprados sem receita médica (dipirona, paracetamol e outros anti-inflamatórios não esteroidais) podem ser usados porque não interferem na vacinação.

É bem mais comum que eles, por exemplo, sintam dor no local por algumas horas (ou até dias) e fiquem mais prostrados/ quietos por um certo tempo. Vermelhidão, inflamação e uma espécie de “calombo” no local também não são incomuns.

Dor, apatia, falta de apetite e febre podem aparecer nas horas seguintes à vacinação, mas devem desaparecer em um dia. Se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico-veterinário para acompanhar o quadro.

Por isso, é comum bebês terem esse sintoma, mesmo que de forma passageira e nos 2 primeiros dias após a aplicação da vacina de 2 meses.

PikLuc. É um dessensibilizador para alívio da dor na hora de aplicar a vacina. Possui minipontas, que ao pressionarem o local da aplicação, sensibilizam os nervos da região e alivia a sensação da dor causada pela agulha.

A agulha usada, afirma o médico, precisa atingir o músculo, o que requer que tenha um calibre um pouco mais grosso. O organismo da mesma forma de quando pisamos em um caco de vidro, gerando uma inflamação, exemplifica Oliveira.

Qual a dosagem correta de dipirona? Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Lavanda: pode acalmar, desestressar, combater dores e ajudar contra a indigestão. Valeriana: tem poder levemente sedativo, aliviando o estresse e a ansiedade. Boldo: diminui gases, ajuda a tratar o fígado e diminui sintomas de enjoo e desconforto abdominal.

Gengibre: ajuda a aliviar náuseas e desconfortos do sistema digestivo. Também é antiinflamatório e analgésico. Erva-cidreira: também é uma erva que acalma, além de combater problemas gastrointestinais.

Ela promove um efeito de cerca de 4h no alívio dos sintomas de dor e febre.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Apesar de ser extremamente importante para a saúde dos cães, a vacina V10 pode provocar algumas reações, entre elas: febre, cansaço, vômitos, diarreia, sensibilidade, falta de apetite, sede em excesso, dor no local da aplicação, entre outros.

A dipirona é um medicamento muito comum na caixinha de primeiros socorros de muitas pessoas. Porém, ao notar alguma alteração na saúde do pet, como dermatite em cachorro ou algum indício de que o pet esteja com dor, uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é – pode dar dipirona para cachorro? A resposta é sim.