O que fazer para aliviar a dor da vacina do bebê?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Colo, carinho e peito, se você amamentar, costumam funcionar para tranquilizar o bebê e aliviar a irritação da vacina. O benefício adquirido com a aplicação da vacina é muito superior ao desconforto da aplicação da mesma.

Banho: deve-se fazer do banho o momento mais prazeroso possível para a mãe e para o bebê. Promover o banho na banheira, colocando água morna (temperatura observada pelo antebraço) para não ter risco de causar queimadura no corpo do bebê, cobrindo o corpo. Iniciar lavando o rostinho com água.

Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos.

O que fazer quando o bebê tem reação à vacina? As recomendações diante das reações são para que se utilizem compressas frias no local da vacina, para alívio da dor e/ou da inflamação.

A dor após a aplicação poderá ser reduzida com a administração de analgésicos por via oral e com compressas frias no local, se realmente for necessário. Deixe para dar qualquer coisa para seu filho apenas depois da aplicação, se realmente necessário: caso ele apresente febre ou esteja visivelmente incomodado com a dor.

A solução desse problema é muito simples, compressas com água fria podem ajudar e muito com a vacina! Ter as vacinas em dia é algo de extrema necessidade e importância, afinal estamos falando da saúde dos pequenos e da prevenção de várias possíveis doenças que podem ser evitadas com apenas uma dose.

Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local. “Se estiver vermelho e com edema, casos mais intensos, o analgésico oral pode ser utilizado”, diz Bedoni.

4 dicas para diminuir as reações pós-vacinais das crianças

  1. Alivie a dor na região da vacina. É muito comum que as crianças possam relatar dores na região da vacina. ...
  2. Cuide de eventuais febres. Outra reação pós-vacinal bastante comum são as febres brandas. ...
  3. Hidrate a criança. ...
  4. Fique atento ao prazo da reação.

O Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação recomenda compressa fria no local, nas primeiras 24-28 horas após a aplicação (nos casos de dor e reações locais intensas) para fazer vasoconstrição e assim reduzir o processo inflamatório local e consequentemente a dor local.

TRÍPLICE DPT
Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.

A reativação da BCG consiste em um processo inflamatório localizado na região de administração da vacina (na região deltoidea direita), podendo se manifestar desde leve hiperemia local até reações mais exuberantes, com formação de eczema, ulceração com exsudação e crostas na pele.

Pikluc – Alivia a dor da injeção!

Não há nenhuma contraindicação para colocar o Xô Febre sobre o local da vacina, sendo também uma ótima opção para o alívio do desconforto que a criança possa estar sentindo após a vacina, reduzindo a dor que normalmente fica no local da picada.

Como colocar a compressa Xô Febre? Usar a compressa Xô Febre é muito simples, basta retirar o adesivo que cobre o gel da compressa e aplicar sobre o local da vacina, testa, costas, peito em caso de febre ou sobre qualquer outra área que esteja inchada. As compressas podem ser cortadas ao meio.

O que fazer quando o Bebê quer dormir após a vacina
Não existe nenhuma contra indicação em deixar ou não o bebê dormir após a aplicação das vacinas. Esses sintomas passam com o decorrer das horas após a aplicação. Caso o bebê tenha febre e dores, é indicado pelo pediatra um antitérmico.