O que fazer para alface crescer mais rápido?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente. O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais. Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.

Cinco adubos caseiros para acelerar o crescimento das plantas

  1. Borra de café A borra de café é um dos melhores adubos caseiros, especialmente para plantas de solo ácido como as roseiras, azaleias e mirtilos. ...
  2. Casca de ovo. ...
  3. Casca de banana. ...
  4. Ervas daninhas. ...
  5. Cinzas de madeira.

Como fazer a rega
No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.

O pendoamento nas alfaces é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. Quando cultivares dessa hortaliça são expostas a situações de estresse com alterações bruscas de temperatura (como frio durante o verão ou excesso de calor), este processo é acelerado.

O ideal é que haja de 30 a 40 centímetros entre elas. Após 15 dias, é preciso fazer uma adubação de cobertura, para ajudar no crescimento, usando-se adubo 25-15, ou equivalente disponível; 40 dias depois, para finalizar a cabeça (no caso da alface americana), pode-se fazer uso de um fertilizante 14-128.

130 dias

Como regra geral, pode levar 65 a 130 dias do semeio da alface até a colheita (dependendo da variedade). Na maioria dos casos, as alfaces podem ser colhidas entre 30 a 70 dias após o transplante.

Passo a passo

  1. Pegue a raiz da alface e coloque em um recipiente com água.
  2. Troque essa água quando ela estiver acabando ou com cor amarronzada.
  3. Espere alguns dias até que ela comece a brotar.
  4. Prepare vasos e plante esses brotos nele, para aumentar a durabilidade.

A proteína DELLA é a responsável por regular o desenvolvimento vegetal, que é reduzido sob condições de estresse ambiental, como é o caso da seca. O silenciamento do gene que codifica a proteína DELLA permite aceleração no crescimento da planta mesmo em condições adversas.

Adubos NPK
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas.

A primeira dica é ter uma terra com boa qualidade nutricional. Basta misturar a ela adubo orgânico, adubo químico (NPK 4-14-8) e calcário.

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

Normalmente a deficiência no crescimento das plantas está associada com alguns dos chamados “fatores limitantes de crescimento”. Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada.

A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas.

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.

8 horas

Com exceção dos primeiros dias de vida, a alface gosta muito de Sol e calor. É recomendado que ela aproveite ao menos 8 horas de sol diárias para se desenvolver plenamente.

Portanto, a melhor época para plantar alface é durante o outono e a primavera, quando a temperatura está mais amena. Também é importante evitar o plantio durante os períodos de calor intenso e frio extremo, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.