O que fazer para acelerar o emagrecimento com Ozempic?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

É possível aplicar a injeção a qualquer hora do dia, independentemente das refeições. A bula ainda informa que, para se lembrar de injetar Ozempic uma vez por semana somente, é recomendado anotar o dia da semana escolhido (por exemplo, quarta-feira) na caixa.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

O Ozempic sinaliza ao pâncreas para criar mais insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também reduz o glucagon, um hormônio que aumenta os níveis de açúcar. Isso pode resultar em perda de peso, mas os especialistas alertam que o remédio não foi aprovado para esse fim.

O Ozempic emagrece? Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

Usuários do medicamento com semaglutida relatam desde diarreia até a perda da vontade de comer doces, frituras e ingerir bebidas alcoólicas.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

Mesmo durante o tratamento com Ozempic, é necessário seguir controlando a dieta e praticando exercícios físicos.

Quanto utilizar
Quando começar a utilizar Ozempic®, a dose inicial é 0,25 mg, uma vez por semana, por quatro semanas. Após quatro semanas, seu médico vai aumentar sua dose para 0,5 mg uma vez por semana.

Os efeitos colaterais do Ozempic mais comuns são sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade. No entanto, esses efeitos tendem a passar com o uso.

OZEMPIC DIÁRIO
A médica endocrinologista Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk, responde. "O resultado que temos de educação e segurança estão baseados na utilização semanal. Não temos resultados com a utilização diária dessas doses semanais", diz a endocrinologista.

O endocrinologista Diego Bandeira lembra que a alimentação sempre vai ser a base dos tratamentos contra a obesidade e o sobrepeso. “Existem pessoas que não vão ter benefícios com o Ozempic e vão necessitar de outro método. Independente da forma, a alimentação sempre vai ser a base”, pontua.

Ao usar o Ozempic a fim de inibir o apetite e suspender o uso por conta própria, é certo que o paciente volte a engordar – às vezes, ganhando o dobro de peso que conseguiu eliminar. “O medicamento não deve ser usado visando perder aqueles poucos quilos extras”, afirma a professora.

A cantora está seguindo um rotina de exercícios, reeducação alimentar e também conta com a ajuda de medicação para ajudar a perder peso.

A primeira delas é que a Saxenda já possui aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada no tratamento de redução de peso, enquanto a Ozempic, não. A Ozempic é autorizada apenas para o tratamento da diabetes tipo 2. Além disso, a regularidade das aplicações também é diferente.

Rybelsus e Ozempic contêm a mesma droga ativa, semaglutida, mas em formas diferentes. O primeiro vem como um comprimido oral (nas doses de 3, 7 e 14mg). Enquanto o segundo é administrado como uma injeção subcutânea (nas doses de 0,25, 0,5 e 1,0mg por semana).